I Torneio Novembro Azul alerta sobre a prevenção do câncer de próstata no Eusébio

sexta-feira | 24/11/2017

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em parceria com a Secretaria do Esporte e Juventude, realizou nesta quinta-feira (23), no Ginásio Poliesportivo da Escola Neusa de Freitas Sá, o 1º Torneio Novembro Azul, que foi conquistado pela equipe da Guarda Municipal, que venceu na final, por 3 gols a 2, a equipe da Secretaria de Educação. O evento integra a programação do município, neste mês, que prevê o incentivo a prevenção do câncer de próstata e é voltado para os servidores públicos do município.

Segundo o educador físico, Diego Caminha, do NASF do Timbú, oito times se inscreveram no torneio de Futsal Masculino, sendo um por secretaria. Antes do torneio, a partir das 15 horas, foram realizadas oficinas, entrega de panfletos com orientações, verificação de pressão e glicemia. Ações voltadas para os funcionários dentro do Novembro Azul.

O secretário de Saúde, Mário Lúcio afirma que o mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Ele observa que o mês foi escolhido porque em 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O prefeito Acilon Gonçalves orienta que os homens com mais de 45 anos devem fazer os exames preventivos uma vez por ano. Porém, aqueles com casos pregressos de câncer de próstata na família (pai e irmãos) ou de câncer de mama (mãe e irmãs) devem procurar o urologista após os 40 anos de idade.

Ele observa que o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Somente entre 2016 e 2017, 61,2 mil novos casos foram estimados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Para investigar o câncer de próstata são feitos dois exames: o de toque retal, que avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata, e o Antígeno Prostático Específico (PSD). Para confirmar uma suspeita sinalizada pelos dois testes, é feita uma biópsia, que consiste em analisar pequenos pedaços da

glândula. A função da próstata é a produção de um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozóides.

“Homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos têm maior chance de também desenvolvê-lo. Outros fatores de risco são sobrepeso e tabagismo. Praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável são formas de prevenir a doença”, conclui.