II Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência será realizada nesta sexta, 29

quarta-feira | 27/09/2023

A Prefeitura de Eusébio por meio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPEDE) realiza nesta sexta-feira (29) a II Conferência da Pessoa com Deficiência de Eusébio que tem como tema “Cenário atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência”. O evento acontecerá das 8 às 12h no auditório da Escola de Formação Neussa Freitas de Sá. As inscrições ainda estão abertas e poder ser feitas AQUI.

Durante a conferência serão abordados cinco eixos com foco na pessoa com deficiência, tais como: Eixo I – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; Eixo II – Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; Eixo III – Financiamento da promoçãp de direitos da pessoa com deficiência; Eixo IV – Cidadania e acessibilidade e Eixo V – Os desafios para a comunicação universal.

Segundo Arismênia Lima, terapeuta ocupacional e Coordenadora da Unidade Especializada da Pessoa com Autismo (UEPA) e presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Eusébio uma das ações importantes da Conferência é decidir as prioridades para políticas públicas. “A principal característica das Conferências é reunir representantes do governo e da sociedade civil para mapear os principais desafios e decidir as prioridades para tais políticas. É importante a participação de todos”, disse.

Acilon Gonçalves, prefeito de Eusébio reforça a importância da participação dos profissionais da Conferência. “Faço o convite especial aos nossos profissionais para participarem da Conferência que faz parte das ações da Semana da pessoa com deficiência. Não deixem de participar”, disse.

Confira a programação da II Conferência.

8h às 9h – Credenciamento dos participantes com café da manhã e Apresentação Cultural
9h às 9h – Cerimônia de Abertura com Hinos Nacional e de Eusébio
9h às 9h– Leitura e Aprovação do Regimento Interno da II Conferência
9h às 10h – Conversando no Sofá – “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência : Construindo um Brasil e um Eusébio mais Inclusivo”