Inauguração da Fiocruz representa um novo marco para o desenvolvimento do Eusébio

terça-feira | 26/06/2018

Com a presença do Governador Camilo Santana e do prefeito Acilon Gonçalves, foi inaugurada nesta terça-feira (26) a sede da Fiocruz Ceará, no bairro Precabura. A solenidade contou com as presenças da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade; do vice-prefeito de Eusébio licenciado, Paulo César Feitosa, atualmente presidente da Companhia do Desenvolvimento do Ceará (Codece); do deputado Bruno Gonçalves; do secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel e outras autoridades estaduais e municipais. Para o prefeito Acilon esse momento representa um marco de um novo tempo para desenvolvimento do Eusébio.

Ele fez uma retrospectiva histórica do processo de construção da sede da Fiocruz. Disse lembrar do lançamento da pedra fundamental, onde só existia terra e mato. Frisou que a partir daquele momento, até hoje, tudo que ocorre nessa região acontece vinculado a Fiocruz. “Mas isso não acontece por acaso, a Fiocruz é o maior equipamento de promoção da vida, e faz isso pela prevenção. O reconhecimento do povo brasileiro é notório.”

“Agradeço ao Paulo Gadelha, ao Carlile Lavor que trabalharam para esse momento chegasse. O ex-prefeito Arimatéa Júnior, que durante seu mandato esteve todos os dias voltado parta a facilitação das soluções das dificuldades que apareciam e junto com seu vice-prefeito Paulo César Feitosa. Eles viabilizaram toda a parte legal de modificação do Plano Diretor”.

“Muito contribuiu também o deputado Odorico Monteiro buscando viabilização de recursos pra Brasília, para que esse Polo não parasse mesmo nos abalos políticos. O deputado Balhmann que foi fundamental para a escolha do Eusébio para receber esse projeto. Hoje o Eusébio se consolida pois terá o maior polo industrial de saúde do País, quando estiver em pleno funcionamento”, ressaltou.

Acilon disse que está propondo a ideia de mudar o Plano Diretor do Eusébio e tornar a região desde a Avenida Maestro Lisboa até a Estrada do Fio, prioritária para instalação de equipamentos de saúde. “Essa é nossa visão, pois esse polo trará melhorias não só para o Eusébio, mas para o Mundo. Nosso sistema de transporte que é o único do Brasil totalmente gratuito. e já está ‘beijando’ a

Fiocruz para trazer os funcionários e futuramente para que a população possa também visitar

Construída num terreno de 32 hectares, cedido pelo governo do Estado, a Fundação está situada no Polo Tecnológico e Industrial de Saúde do Ceará. A criação da nova sede aconteceu devido a esforços em conjunto da Fundação, Governo do Estado e Prefeitura de Eusébio, além de universidades cearenses, com apoio do Ministério da Saúde.

Em sua fala, a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade, afirmou que a Fiocruz Ceará representa uma importante conquista para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. “Integrando o Sistema Fiocruz – estruturado a partir da sinergia entre geração de conhecimento, novas tecnologias e ações de formação – a Fiocruz Ceará representa, o compromisso com o desenvolvimento local e é parte de uma visão de projeto de pais para a superação das desigualdades sociais”, pontuou.

O governador Camilo Santana agradeceu a Fiocruz, “para nós cearenses é uma data histórica, não tenho dúvida que hoje se inicia, no Estado, o funcionamento de uma das instituições mais respeitadas na área de saúde do mundo. Foi um investimento de 180 milhões na Fiocruz, fora toda infraestrutura de vias, agua e energia. Esse polo foi projetado há 10 anos. A Fiocruz é a ancora desse projeto, temos várias empresas e instituições com protocolos assinados para vir se instalar no polo” frisou.

“Aqui vizinho foi realizada a terraplanagem da Fábrica da Biomanguinhos, vamos unir os esforços políticos empresariais para que a gente possa, o mais rápido possível construir a fábrica, a primeira fora do Rio de Janeiro, investimento de 700 milhões que vai dinamizar e consolidar o polo”.

Para Camilo, nenhum estado se desenvolveu com oportunidades, com justiça social, se não investir em pesquisa, tecnologia e educação do seu povo, “esse é o caminho da libertação da construção do pais mais justo de mais oportunidades, de uma saúde pública que possa ajudar os mais pobres, diminuir as injustiças sociais, a Fiocruz finca um pé no Eusébio e não tenho dúvida que fará parte da história do estado a partir de agora”.

O projeto da sede no Ceará tem como objetivo produzir novas abordagens, alternativas e inovações que favoreçam a consolidação do SUS, e promover a inclusão social e o fortalecimento da democracia. O polo do Ceará utilizará

matérias primas do bioma nordestino para desenvolver produtos inovadores. Será o primeiro parque do Brasil a integrar projetos de inovação tecnológica na produção de medicamentos, insumos e diagnósticos, para atender da saúde básica à medicina de alta complexidade.