Inclusão: Universitário com deficiência inicia estágio no CER de Eusébio

quarta-feira | 21/02/2024

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Saúde, selecionou neste mês o estudante Marcus Silva Silvério, 23 anos, aluno do 7º período do curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza (Unifor). Ele foi selecionado para um estágio de 20h semanais e irá atuar com a equipe do Centro Especializado em Reabilitação (CER).

O estudante universitário mora no bairro Centro de Eusébio e é um jovem muito dedicado nos estudos. Marcus possui deficiência tanto física como visual e por isso tem algumas dificuldades. Ele destaca quais são e como tem driblado a deficiência e se destacando como aluno. “Eu tenho algumas dificuldades. Porém, consigo me locomover sozinho. Tenho visão monocular e por isso uso uma armação ocular específica e uma lupa também. Na universidade, eu tenho todo o aparato necessário disponibilizado por eles. Todos os meus materiais didáticos são ampliados. Na parte da locomoção, a universidade disponibiliza uma pessoa para me auxiliar na área externa e interna do campus”, destacou.

Segundo o universitário Marcus Silvério, o estágio é uma oportunidade única para ingressar no mercado de trabalho. “Eu estou muito feliz com essa oportunidade que o município está dando, que é proporcionar estágio para os estudantes portadores de deficiência. Vou me dedicar e mostrar a todos os meus conhecimentos”, disse.

Josete Malheiros, secretário de Saúde de Eusébio, pontua a importância de contratar estagiários portadores de deficiência, pois é uma proposta de inclusão da gestão municipal. “É uma proposta inclusiva do município de acolher os jovens talentos que estão em destaque nas universidades cearenses. O Marcus é um caso raro de superação, um talento diferenciado e com entusiasmo raro e inteligência rara. É um jovem talento que se destaca por sua inteligência e habilidade de comunicação. E, portanto, se assemelha muito com os pacientes do CER por sua situação sindrômica. Então, com certeza ele será bem aproveitado no Centro Especializado em Reabilitação”, pontuou.