Índices da Saúde avaliados em reunião dos Objetivos do Milênio

sexta-feira | 09/05/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, a Secretaria de Saúde e o Colegiado dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), realizaram nesta quinta-feira,. 8 de maio, uma avaliação sobre os índices alcançados pelo setor de saúde do município. A integrante do colegiado, Maria do Carmo Santos (Carmosa), destacou que a gravidez na adolescência obteve uma redução de 7% em cinco anos de trabalho. “Temos que manter nossos índices e esse é nosso grande desafio”.

Segundo ela, o Selo Unicef vem trazendo grandes novidades que vem reforçar os índices do ODM, tais como trabalhar as diferenças de idade, sexo, etnia e de território (onde mora). Ela destacou ainda que na mortalidade materna o Eusébio tem alcançado nos últimos anos, bons índices de redução.

Já na Mortalidade Infantil, o destaque de ter sido o município do Brasil com o menor índice, 9 óbitos por mil nascidos vivos.

A coordenadora do Programa de Saúde da Família de Eusébio, Nelci Bezerra, observou que a prefeitura vem criando diversos serviços para que o Eusébio mantenha os índices alcançados, em todos os setores e não só na Saúde, “falo de ações como moradia, escola de qualidade, transporte, distribuição de renda, melhoria da qualidade de vida, tudo isso contribui para manter os índices atuais”, observou.

Ela citou as campanhas constantes de aleitamento materno, e que o município fará de 26 a 31 deste mês a Semana do Bebê, item inclusive exigido pelo Selo Unicef, onde há uma campanha maciça em prol da saúde das mães e recém-nascidos. Outro mecanismo que ampliou os índices de expectativa de vida, foi a criação do parto humanizado no Hospital Municipal, onde as mães são incentivadas a realizar o parto normal.

Nelci destacou ainda a implantação do teste do pezinho no terceiro dia de vida do recém-nascido e de um Banco de Leite, para que as mães que tenham o leite em excesso possam doar para as que estão com dificuldades de amamentar. “Pedimos a todos os profissionais de saúde, principalmente os agentes comunitários, que auxiliem no registro de todos procedimentos e acontecimentos para que possamos ter índices sempre atualizados”, asseverou.