Iniciada segunda fase de instalação do Polo de Saúde do Eusébio

segunda-feira | 13/08/2018

Com pouco mais de um mês de funcionamento, a unidade cearense da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Eusébio, deu a largada ao processo de instalação do Polo Tecnológico e Industrial da Saúde (Pits) e ao chamado Hub da Saúde, previsto para se consolidar nos próximos anos, com a ocupação do espaço de 73 hectares, na Precabura. A unidade já gerou 300 empregos diretos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, o projeto agora entra na segunda fase, com a construção da unidade de produção de vacinas do Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais (CTPV), gerenciada pela Bio-Manguinhos, unidade ligada também a Fiocruz, que atualmente encontra-se na fase de terraplanagem.

“A previsão é que a unidade opere em cinco anos com produção de vacinas, kits diagnósticos e outros biofármacos a partir vegetais. Uma das linhas de produção prevê medicamentos a partir de células de cenoura e tabaco para tratamento da Gaucher, doença genética que causa aumento do baço e do fígado”, destaca.

O prefeito Acilon Gonçalves assevera que outras empresas como a Nuteral, especializada em biotecnologia de nutrição humana; a Point Suture, que desenvolve fios de sutura e o Instituto Atlântico – já assinaram protocolo de intenção e devem somar investimentos de mais R$ 40 milhões. “A expectativa é que essas empresas comecem a operar em dois anos. Há previsão ainda, de instalação no local, de um complexo hospitalar batizado de CityCor, com investimentos previstos em R$ 4,5 bilhões”, ressalta.

Dentre os projetos que devem chegar ao Pits está o “Mosquito no Mundo”, que trabalha com a tecnologia ‘Wolbachia’ para controle de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Também serão desenvolvidas no Pits soluções para identificar vulnerabilidades inerentes à assistência oferecida por ambulatório de estimulação precoce de crianças com alteração no desenvolvimento neurossensoriomotor e aplicativos para auxílio no diagnóstico e manejo de massas adrenais.

Instalado em uma área de 43.150 m², a Fiocruz no Polo de Saúde do Eusébio tem como foco pesquisas na área de bioinformática, prospecções moleculares, neurociência, saúde da família, e saúde e meio ambiente. No local, existe um prédio dedicado para o ensino com capacidade para 560 alunos e outro para pesquisas, com 15 laboratórios, sendo dois deles com nível de biossegurança elevado, além de auditório para 400 lugares e anfiteatro.