Instituto Idear e Prefeitura de Eusébio realizam 2ª edição do Chá tecnológico para idosos

quarta-feira | 26/10/2022
O curso é direcionado para os idosos com 60 anos ou mais. Fotos: Levy Oliveira/PME

O Instituto Idear iniciou, nesta terça-feira (26), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jabuti a 2ª edição do Projeto Chá Tecnológico e Social Itinerante. O projeto é idealizado pelo Instituto Idear, em parceria com o Conselho Estadual do Direito do Idoso – CEDI, e com o apoio da Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).

O curso é direcionado para os idosos com 60 anos ou mais e tem o objetivo de aproximar os idosos da inclusão sociodigital. Cada idoso recebeu um tablet com internet e o aprendizado será na casa deles com o auxílio de algum familiar e tendo o suporte dos técnicos do CRAS. “Nós fazemos a mobilização dos idosos para participar do Chá Tecnológico e também fazemos o acompanhamento deles durante a realização do curso”, disse
Valdilene Rodrigues, coordenadora do CRAS Jabuti.

Ao todo, serão 20 aulas no período de três meses, onde eles terão Curso de Desenvolvimento Cognitivo, Educação Financeira, Atividades complementares de ginástica, crochê, culinária e canto. Também participarão de Rodas de conversa sobre saúde mental e palestras com temas variados.

De acordo com Wagner Rodrigues, diretor técnico do Instituto Idear, “O Chá tecnológico é de grande importância para eles, pois podem desenvolver a independência para o uso de produtos eletrônicos como o tablet que eles vão utilizar para o aprendizado. Isso faz com que eles possam pedir um táxi, fazer um pix, assistir a um filme no youtube, utilizar as redes sociais, ou seja, ter mais independência para o uso da tecnologia”, disse.