IPTU garante continuidade do atendimento integral da saúde dos eusebienses

segunda-feira | 11/04/2022
Segundo o DATASUS, 97,2% da população está apta a utilizar os serviços públicos de saúde do município (Foto: Jully Lioba/ PME)

A Prefeitura de Eusébio trabalha para garantir a Saúde de forma universal, integral e equitativa aos munícipes. A gestão segue os princípios organizativos do SUS, que prevê uma melhor organização do sistema, visando facilitar o acesso da população. O município prioriza a Atenção Básica e a Secundária de forma equânime, sendo que os dois segmentos atuam de modo articulado e integrado. O Prefeito Acilon Gonçalves destaca que para manter toda a estrutura e o atendimento à população, a Prefeitura conta com o pagamento em dia pelos contribuintes dos impostos, notadamente o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Ele ressalta que são 21 equipes de saúde da Família, 16 equipes de Saúde Bucal, 03 equipes dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família-NASF, numa rede de 18 postos de Saúde que formam o atendimento da Atenção Básica à Saúde do município e que levam o atendimento mais próximo da população. O Eusébio tem um dos índices mais altos de pessoas aptas a utilizar os serviços públicos de Saúde. Com mais de 55 mil habitantes, o município tem cadastradas pela Atenção Primária, 97,2% da população (ou 53.495 cadastros), segundo dados de dezembro do ano passado do DATASUS. O Cartão SUS é obrigatório e facilita o acesso aos serviços públicos de saúde.

Outro dado importante que mostra o diferencial da Atenção Primária do Município, é que ele mantém uma cobertura de 100% das famílias com equipes da estratégia saúde da família. Nas Unidades Básicas de Saúde, os cidadãos têm acesso a pequenas cirurgias, saúde bucal, atendimento de enfermagem, vacinação, aerossol, puericultura, prevenção do câncer, controle da hipertensão e diabetes, pré-natal, planejamento familiar, visita domiciliar, medicamentos básicos, exames laboratoriais.

Depois das Unidades Básicas de Saúde, o serviço público mais procurado pela população é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que realiza atendimentos na área de urgência e emergência em clínica geral e pediatria e traumatologia. Disponibiliza também atendimentos em radiologia (exames de Raios-X) e laboratório de análises clínicas.

O sistema de Saúde do Eusébio conta ainda com o Hospital Municipal Amadeu Sá, com especial destaque a recente Implantação de 10 leitos de UTI;  A Policlínica de Especialidades Médicas Dr. Acilon Gonçalves; o Centro de Especialidades Odontológicas Dra. Berenice Gonçalves; o Centro Especializado em Reabilitação Fares Andrade Said; o Centro de Atendimento Psicossocial Geral; o Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas; o Núcleos de Controle de Endemias e Zoonoses, o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que atende pacientes acamados em suas residências, o Núcleo de Vigilância Sanitária, a Farmácia Central Municipal e a Central de Vacinas do Município além de outros serviços como transporte sanitário, vigilância em saúde, controle de arboviroses, enfrentamento a covid-19  dentre outros.