IV Conferência Municipal de Educação é realizada e Plano Municipal de Educação é avaliado

sexta-feira | 13/05/2022
Os participantes da Conferência discutiram cada um dos Eixos elaborados. Fotos: Jully Lioba/PME

A Prefeitura de Eusébio por meio da Secretaria de Educação realizou nesta quinta-feira (12) a IV Conferência Municipal de Educação de Eusébio com o tema “Planos Decenais e Sistema Nacional de Educação, Articulação e Colaboração das políticas públicas educacionais”.  O evento foi aberto pelo prefeito Acilon Gonçalves e pelo Secretário de Educação, Júlio César Costa Alexandre e contou com a presença de Conselheiros, Diretores de Escolas, Coordenadores, Técnicos, Professores e da Comunidade.

Para os presentes na IV Conferência o prefeito Acilon Gonçalves destacou “Nós temos aumentado a relação professor e aluno, ou seja, mais professores por aluno. Nós temos dado o suporte para os auxiliares de sala de aula e tudo isso só funciona se melhorar a relação entre coordenador e professor”, destacou.

Um dos pontos interessantes da Conferência foi a Palestra Magna da Professora Lindalva Pereira do Carmo, que na ocasião destacou que o a forma de antigamente de ensinar o aluno aprender ‘decorando a matéria’ não é correto. “O aluno não deve aprender decorando a matéria. O aluno tem que entender o que está estudando, bem mais interessante”, destacou a professora Lindalva Pereira.

Após a palestra da professora Lindalva Pereira, os participantes da Conferência discutiram cada um dos Eixos elaborados para o evento. Tais como: Universalização Pré-escola e ampliação da creche; Universalização do ensino fundamental – 9 anos; Educação inclusiva; Alfabetização na idade certa; Tempo integral; Resultados – IDEB – Fluxo escolar e aprendizagem; Educação de Jovens e Adultos e Formação dos profissionais da Educação, planos de cargos e carreiras dos profissionais da educação e Gestão democrática.

“Acreditamos que com a Conferência, teremos um Plano Municipal de Educação que já existe, mas que será qualificado ainda mais a partir dos encaminhamentos realizados aqui nesse encontro. Esse é o principal objetivo do evento. Iremos tratar de maneira mais aguçada todas as problemáticas existentes como também as virtudes para que a gente pudesse tirar elementos próprios para a política educacional”, observou o Secretário de Educação de Eusébio, Júlio César Costa Alexandre.

Outro ponto importante na IV Conferência foi avaliação do Plano Municipal de Educação – PME como pontua Alekssandra Cavalcante, Presidente do Conselho Municipal de Educação. “Os debates foram abrilhantados por discussões de respeito mútuo entre os participantes, promoção de Pluralidade de ideias, representatividade e garantia de processo democrático que pauta a administração púbica de Eusébio e da Educação”, pontuou.