Jovens Aprendizes de Eusébio participam de aula de campo no Parque do Cocó

quinta-feira | 02/03/2023
Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realizou uma aula de campo no Parque Ecológico do Cocó para os jovens eusebienes que participam do Programa Primeiro Passo – Jovem Aprendiz. O passeio foi acompanhado por Valneis Castro, Coordenadora de trabalho e inclusão social da Secretaria de Desenvolvimento Social de Eusébio e Agente municipal do Jovem Aprendiz de Eusébio e pelo professor Liandro Lima do Instituto de Educação Portal (IEP). Durante toda a manhã, eles visitaram a área verde do Parque e participaram da Trilha ecológica num trajeto de 3km, sendo guiados por Meire Ximenes, educadora ambiental do Parque.

Valneis Castro, Coordenadora de trabalho e inclusão social da Secretaria de Desenvolvimento Social de Eusébio e Agente municipal do Jovem Aprendiz de Eusébio acompahou os jovens na aula de campo e destaca que o passeio serviu também como interação. “A ida ao Parque do Coco além da aula de campo, também serviu de interação entre eles, que participam do Programa. Já estamos pensando em um próximo para daqui uns três meses. A gente só tem a agradecer a Prefeitura por disponibilizar isso para os nossos jovens”, destacou.

Meire Ximenes, Educadora ambiental do Parque do Coco destaca que sempre recebe alunos para visitações no equipamento. “Aqui sempre estamos recebendo estudantes de Escolas, faculdades e pessoas interessadas, sempre agendados antecipadamente. Eles participam de palestras sobre o que temos aqui no Parque e fazemos o trajeto da trilha, mostrando o que a natureza tem aqui, tipos de árvores, falamos um pouco da história do local e se desligar um pouco da internet, da sala de aula e aprender mais sobre educação ambiental”, destacou.

Uma das participantes do programa Primeiro Passo e moradora do bairro Jabuti, Isabele Serra, de 19 anos, destaca a alegria de conhecer o Parque do Cocó. “Essa aula de campo e também passeio foi além de tudo uma experiência incrível, pois raramente a gente tem essa oportunidade de vir ao Parque. E, quando eu soube pela nossa coordenadora Valneis, dessa aula de campo, fiquei muito feliz”, disse.

O professor Liandro Lima do Instituto de Educação Portal (IEP) pontua a importância das aulas de campo. “a gente pensou nessa aula de campo como forma de conhecer o espaço e mostrar para eles tudo o que envolve a preservação e conscientização do Meio Ambiente e além disso, sair um pouco do ambiente fechado da sala de aula ou do trabalho”, pontuou.