Lançado curso de formação em energia fotovoltaica para acolhidos em comunidades terapêuticas de Eusébio

terça-feira | 22/06/2021
O momento aconteceu na Comunidade Terapêutica Grão de Mostarda, com a participação do prefeito Alcíon Gonçalves (Foto: July Lioba/PME)

Dentro da programação da XII Campanha de Prevenção ao Uso de Drogas de Eusébio foi lançado, nesta terça-feira (22), o Curso de Formação em Energia Fotovoltaica para acolhidos em Comunidades Terapêuticas. O momento aconteceu na Comunidade Terapêutica Grão de Mostarda, com a participação do prefeito Alcíon Gonçalves, da assessora especial de políticas sobre Drogas, Micheline Said, do diretor da Comunidade Terapêutica Grão de Mostarda, José Maria de Albuquerque, entre outros presentes.

O prefeito Acilon Gonçalves destacou que a ideia não é apenas lançar o curso, mas mostrar que todos aqueles que querem mudar de vida podem ter oportunidades. “Pelo olhar de vocês vejo que estão demonstrando esse querer de vencer. Vocês devem buscar essa força para vencer e ser. Só a guarda permanente permite que a gente vença. Eu quero agradecer os nossos parceiros por disponibilizarem essa oportunidade para que vocês acolhidos em comunidades terapêuticas se tornem os grandes profissionais do momento. Pois a energia renovável é a bola da vez e vocês poderão sair daqui muito mais capazes e produzir para suas famílias que têm sofrido tanto, mas tem se enchido de esperança que dias melhores estão chegando”, afirmou.

A assessora especial de Políticas Sobre Drogas de Eusébio, Micheline Said, ressaltou que vários problemas sociais envolvem a questão da drogadição. “O uso de drogas aumenta a violência e precisamos combater a violência e cuidar das famílias e por isso mais uma vez estamos aqui em parceria no local que cuida, recupera e devolve para as famílias e para a sociedade pessoas com condição de cuidar e serem cuidados. Acredito no processo de reinserção. E essa é uma oportunidade de reinserção social. Um curso sobre a tecnologia do momento. Que ele seja de muito aprendizado, muito ensinamento e muito sucesso”, pontuou.

Para José Maria de Albuquerque, diretor da Comunidade Terapêutica Grão de Mostarda, esse curso é uma vitória conquistada junto com a prefeitura de Eusébio, que segundo ele, luta tanto pela reinserção social no município. Ele observa que esse curso está sendo possível através do Ministério da Cidadania, do Governo Federal. “Trouxemos esse curso de alto custo onde estamos disponibilizando para nossos acolhidos, juntamente com a comunidade ao redor de nossa instituição. Nós vamos priorizar 30 vagas, cinco para comunidade ao redor e 25 para aqueles quem tem uma caminhada direita, correta, que tenha o biotipo do curso, isto é, que tenha inclinação para isso”, detalhou

O diretor da BM Energia Solar, Whinderson Bezerra, empresa parceira do curso, ressalta também a parceria com o Instituto Ecoco, que vai ser responsável pela aplicação do curso. Ele observa que o curso tem 80 horas aulas, dividido em duas turmas e formará 30 instaladores técnicos na área de energia solar. “Então, quando concluir o curso, todos que participaram vão estar aptos a fazer as instalações dos projetos que eles venham a pleitear fora da casa, com um detalhe, esse curso inicialmente não existia em Fortaleza, recentemente passou a existir, e é uma oportunidade de estar fazendo dentro da própria instituição um curso desse nível. A ideia efetivamente do curso é formar técnicos de instalação solar de ponta a ponta, desde a parte de fazer dimensionamento, botar o material, apresentar uma proposta técnica comercial para o cliente e também fazer a instalação. Porém com o foco maior na parte técnica”, esclareceu.

Presidente do Instituto Ecoco do Brasil, Bezerra de Menezes, afirmou que esse é projeto inovador, gigantesco e que formará pessoal especializado com lugar garantido no mercado de trabalho. “Ficamos muito felizes que fazer parte desse projeto de inclusão social dessa comunidade. Queremos agradecer a presença do nosso amigo Dr. Acilon de estar aqui junto conosco participante desse momento”, comentou.

O acolhido da comunidade terapêutica que está na sua primeira internação, Luiz Fernando Estácio da Silva, diz estar agradecido primeiro a Deus, por lhe dar a oportunidade de mudar de vida e em segundo lugar as pessoas que estão à frente da Comunidade e a Prefeitura de Eusébio por proporcionar essa formação profissional. “Vou agarrar todas as oportunidades que tiver aqui, pois sei que serão para o meu crescimento e quanto chegar lá fora terei ferramentas para crescer na vida. A expectativa está grande. O coração está a mil!” ressaltou.