Lançado o projeto Vida Preservadas no Ministério Público no Eusébio

quinta-feira | 27/09/2018

Aconteceu na segunda-feira (24), no auditório da Escola de Ensino Profissionalizante Eusébio de Queiroz, o lançamento do Projeto “Vidas preservadas – o Ministério Público e a Sociedade pela prevenção do suicídio”. O projeto, que tem o apoio da Prefeitura de Eusébio, visa promover a intersetorialidade das diversas secretarias municipais e capacitação de profissionais de diversas áreas para a detecção de ideações suicidas e a sua correta abordagem. O evento foi promovido pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde.

No município de Eusébio participam da ação as secretarias de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e Segurança Pública e suas representantes, além de profissionais da saúde mental, que estão atualmente consolidando um diagnóstico do município e um plano de ações que visem alcançar o propósito do projeto.

O evento contou com a participação de 180 pessoas, entre elas, estudantes do 3º ano do ensino médio, profissionais da saúde, educação, assistência social e segurança pública. Na apresentação feita foi contextualizado o índice de suicídio no nosso pais (11 mil mortes em 2017). No Estado do Ceará e no município de Eusébio, foi destacada a questão da subnotificação.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o mês de setembro é o período que se realiza campanhas sobre a temática de forma mais intensa, e portanto, no município estão sendo realizadas rodas de conversas nas escolas municipais com alunos do 9ºano e os pais, com o objetivo de alertar para o problema. Na programação do Setembro Amarelo, a Câmara Municipal também realizará uma ação no dia 28 de setembro a partir das 19h30.