Mais de 200 homens vão trabalhar para garantir a segurança do São João

sexta-feira | 03/07/2015

O Prefeito Júnior comandou, nesta quarta-feira (30), uma reunião ampliada preparatória para a festa São João do Eusébio 2015, que reuniu mais de 30 entidades e órgãos públicos envolvidos diretamente com a organização do evento. O prefeito Júnior destacou que o objetivo é planejar todos os detalhes para que a festa, que acontecerá de 7 a 10 de julho, ocorra com tranqüilidade, sem maiores problemas em termos de segurança. Ao todo, mais de 200 homens vão trabalhar na parte de segurança e controle do trânsito durante o evento.

“Além dessa reunião teremos outras menores até o dia do evento para que tudo ocorra na mais perfeita paz. Nosso objetivo é que a população possa ter acesso a esses dias de lazer e que o comércio local seja aquecido trazendo mais renda para todos”, observou. A previsão é que o município receba entre 20 a 25 mil pessoas por noite.

O secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, apresentou um croqui animado do local da festa, mostrando onde cada equipamento será montado. A Praça do Pólo de Lazer será cercada. A entrada ficará ao lado da Rua Irmã Ambrosina, com catracas, onde policiais e guardas municipais farão a revista de todas as pessoas. Também não será permitida a entrada de garrafas de vidro no local. O palco ficará no local já tradicional, de costas para o Núcleo de Artes Educação e Cultura (NAEC). No perímetro serão colocadas, ainda, barracas de alimentação e seis elevados para a visualização da festa pelo pessoal da segurança.

Segundo o secretário de Segurança Pública e Cidadania do Eusébio, Lauro Leite, quarenta guardas municipais estarão trabalhando durante o evento, com o apoio de dez motos e cinco viaturas. “Nosso objetivo é ter zero ocorrências, por isso estamos trabalhando de forma preventiva com ajuda de câmeras de segurança e pessoal de inteligência, a paisana entre os populares”, afirmou.

Já no anexo do NAEC (Caramanchão) acontecerá o Festival de Quadrilhas e a Feira de Artesanato, com a presença de 50 barracas de artesões cadastrados na Associação de Artesões do Eusébio (AARTE) e na Associação de Arte, Cultura e Preservação Ambiental (Associarte). Já dentro do espaço da festa serão montadas 45 barracas de ambulantes filiados na Associação de Vendedores Ambulantes de Eusébio (AVAE).

O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito de Eusébio (AMT), Ocleilson Lima, destacou que está participando pela quinta vez deste evento, “e agora com a Autarquia fortalecida, tendo em sua estrutura 16 guardas de trânsito, oriundos do último concurso público realizado pela Prefeitura, já capacitados para a função e o apoio de quatro moto-patrulhas e três viaturas”.

Ele observou que a Avenida Eusébio de Queiroz será fechada, a partir do Posto Lua, até o local do evento, para a entrada de veículos por volta das 17 horas, com exceções: para os veículos autorizados, carros dos moradores locais, e de carros com destino para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Eusébio. Afirmou que não será permitido o estacionamento da Praça 23 de Junho até o perímetro da festa e que serão colocados cones e cavaletes na via. Além dos 16 agentes, outros 12 funcionários do administrativo também estarão trabalhando pela AMT na festa. Os guardas de trânsito estarão espalhados pela cidade para orientar sobre os desvios.

O primeiro-tenente Daniel Xavier, vice-comandante da 1ª Cia do 15º BPM da Polícia Militar, apresentou o Plano de Ação da PM para o São João do Eusébio. Segundo ele, serão 40 policiais dentro do perímetro da festa e uma equipe policial de apoio, quatro equipes para o perímetro externo, uma viatura da Força Tática de Apoio (FTA), uma viatura do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e duas viaturas do Ronda do Quarteirão, “além disso, o policiamento normal de toda cidade terá continuidade”, destacou.

O inspetor Rogério, da Polícia Civil, representando a delegada metropolitana de Eusébio, Ana Lúcia Moreira de Almeida, disse que além da equipe de plantão haverá uma equipe extra nos dias da festa para atender as ocorrências. “Teremos essa equipe de apoio à noite, além da equipe de inteligência que ficará de olho em tudo, para evitar tumultos e arrastões”, asseverou.

O Prefeito Júnior destacou que a população também poderá auxiliar para manter a segurança, através do telefone 153 que funciona 24 horas para receber denúncias, críticas e informações de ocorrências, onde a pessoa pode ligar de celular, telefone fixo, orelhão, totalmente de graça, garantido seu anonimato.

Além do aparato citado, a prefeitura contratou uma empresa de segurança privada que garantirá mais 80 homens para a segurança do evento. Já a Secretaria de Saúde, disponibilizará um posto médico e uma ambulância de plantão no local. O SAMU também colocará uma ambulância de plantão no evento. A Assessoria Especial sobre Drogas, por sua vez, estará de plantão no local, dando orientações para prevenção ao uso indevido de drogas.

Outro órgão que estará de plantão é o Conselho Tutelar, que atenderá pelo telefone 3260 5211. No final da reunião, o prefeito Júnior agradeceu a presença de todos e destacou seu pensamento quanto à realização da festa em clima de tranqüilidade e paz, onde todos possam participar com alegria e retornarem às suas casas sem problemas.

Segundo o prefeito, a festa começa dia 7 com Wesley Safadão, Forró Real e Forró Pecado; no dia 6, as atrações serão: Aviões do Forró, Lagosta Bronzeada e Mala Mansa; no dia 9, a Banda Magníficos, Taty Girl e Balanço Safado e no dia 10, Léo Santana, Forró de Salto e Forró de Ouro. Os shows começam às 21 horas, diariamente.