Mangabeira e Timbu participam do segundo dia de desfile cívico da Semana da Pátria no Eusébio

quinta-feira | 05/09/2019

As seis escolas situadas nos bairros Mangabeira, Cararu e Precabura participaram, nesta quinta-feira (05), do III Desfile Cívico realizado pela Prefeitura de Eusébio dentro das comemorações da Semana da Pátria. O evento cívico aconteceu a partir das 8h30 na Avenida Ednardo Weyne e atraiu uma multidão que ficou ao largo da via até a praça da Igreja Matriz, onde foi instalado um palco com a presença das autoridades do município.

A concentração do desfile aconteceu em frente a Escola Otoni Sá. Os alunos percorreram a avenida Ednardo Weyne até a Praça da Matriz. A primeira escola a desfilar foi a Otoni Sá, com 150 alunos que apresentaram os projetos realizados na escola, como o Ver Ler Comigo, COM VIDA, SPE, além do Tempo Integral; Em seguida, a Escola Francisco Tavares de Abreu, foi destaque com sua banda de percussão e seus 300 alunos divididos em pelotões caracterizados. A Escola Elisbão Pio levou para o desfile 160 alunos e sua banda escolar.

A Escola Paulo Sá veio logo após com 200 alunos, dando destaque a diversidade e o tema A Liberdade da Cidade depende da Liberdade do seu Povo e sua banda de percussão. A Escola do Cararu invadiu a avenida com seus 380 alunos, com diversos projetos da própria escola em destaque, como a Banda de Lata, curso de teatro e projetos ecológicos. Fechando o III Desfile, a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Manuel Ferreira apresentou seus projetos integrados com a comunidade local, dentre eles a preparação intensiva dos alunos para o ensino superior.

No final da programação cívica, a secretária Goretti Frota destacou o momento belo proporcionado pelos alunos que demonstraram garra e o desejo de fazer o melhor em homenagem a Pátria. “Quero agradecer o prefeito por ter dado total liberdade para realizarmos esse grande evento. O tema do desfile deste ano foi muito bem pensado pelo prefeito e pela primeira-dama, pois a liberdade é um direito que devemos sempre ter conosco, respeitando sempre o espaço do outro”, asseverou.

O prefeito Acilon agradeceu todas as escolas e seus diretores “que sabem a importância desse dia, e usam através dos modelos pedagógicos apresentados durante o ano, uma forma de expressar o sentimento de liberdade. Por isso que vocês professores, alunos, pais e mães são muito importantes nesse processo de liberdade. E essa liberdade, que falo, é ter na escola meios de como desenvolver sua vida”, pontuou.

Acilon citou as escolas presentes e anunciou medidas de melhorias estruturais em cada unidade. Na do Cararu destacou a melhoria dos banheiros e da quadra; Quanto a Escola Elisbão Pio, disse que está sendo preparada para ter creche; Na Paulo Sá citou a nova quadra; Na Otoni Sá frisou que até o fim do mês será iniciada a reforma do Ginásio e solucionado o problema de falta d’água; Na Escola Francisco Tavares de Abreu será finalizada a quadra poliesportiva. “Toda essa educação, tem um intuito mostrar para as pessoas a diferença entre o mal e o bem e que as pessoas procurando as coisas boas podem ter a melhor liberdade possível de crescer e se desenvolver”, finalizou.

Timbu Pela primeira vez, as escolas do Timbú, Largão, Olho D’água e Novo Portugal desfilaram em sua própria região (nos anos anteriores participavam do desfile na Mangabeira). O evento aconteceu as 15h30, desta quinta-feira, e contou com a participação das seguintes escolas: Criança Vivendo Feliz (100 Alunos); Largão (100 Alunos); Eduardo Alves (200 Alunos); João de Freitas Ramos (165 Alunos). As escolas foram acompanhadas pelas fanfarras da João de Freitas Ramos e da Eduardo Alves Ramos.