Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Mangabeira recebe Ginásio Poliesportivo José Garcês dos Santos durante o “Prefeitura nos Bairros”

segunda-feira | 07/01/2019

 

A comunidade da Mangabeira recebeu no último sábado (05) mais uma edição do Prefeitura nos Bairros, oportunidade em que foi inaugurada a Quadra Poliesportiva da Escola Paulo Sá, que sediou o encontro. O equipamento foi construído nos padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação, com modernos equipamentos, vestuários, almoxarifado, arquibancada quadra poliesportiva, alambrados, pronto para as práticas esportivas dos alunos da Escola e dos moradores da região.

O equipamento recebeu o nome de José Garcêz dos Santos, morador da Mangabeira, mais conhecido como José Carneiro. A diretora da Escola Gabriela de Brito destacou a figura do homenageado que dedicou sua vida à sua família e ao bem-estar comum. “Estamos aqui nessa inauguração com um sentimento de alegria e de reconhecimento. O valor do bem só sabe quem recebe”, afirmou agradecendo o prefeito Acilon Gonçalves por investir na Educação.

Em seguida, os alunos da Escola Paulo Sá receberam o certificado do Programa Estudante Padrão (PEP), que premia os melhores alunos de cada sala de aula do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na sua criação no ano passado, o programa só premiava os alunos do 5º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II. O prefeito Acilon Gonçalves ressaltou que o projeto tem por objetivo incentivar a melhoria do desempenho escolar, além de promover a cultura de paz, fomentando o respeito à vida e a dignidade de cada ser humano.

Pela proposta, os jovens ficam vinculados à Secretaria Municipal de Educação, recebendo uma bolsa de estudos no valor de R$ 200,00 e participando de atividades de monitoria do programa de ensino em tempo integral auxiliando os demais alunos com dificuldades de aprendizado, pelo período de duas horas diárias de segunda a sexta-feira, mesmo que já estejam cursando o ensino médio.

Durante a solenidade os alunos; Fabricio da Silva Costa (6ºA), Anderson Lopes da Silva (6ºB), Inácio Lucas Pio Ribeiro (7ºA), Samuel Pereira de Souza (7ºB), Fábio Nascimento Mendes (7ºC), Carolina Moreira Lopes (8ºA), Maria Delaide da Cruz Costa (8ºB), Letícia Cristiny S. Barros (8ºC) e Adryelson da S. de Sousa (9ªU), receberam o certificado de participação do programa deste ano.

O prefeito Acilon destacou que os melhores alunos por sala de aula de todas escolas serão beneficiados. “Isso não quer dizer que não existam outros alunos bons, mas como temos que premiar apenas um de cada sala, esses escolhidos preencheram os critérios previstos na premiação. Neste ano serão 120 alunos. Desafio outra cidade que tenha um programa como esse. Estamos plantando uma semente para colhermos no futuro uma sociedade mais justa e pacífica”, comentou.

A vereadora Wanda Morais falou em seguida e agradeceu o prefeito pelo equipamento; a diretora da escola pelo trabalho realizado, estendendo o reconhecimento para as diretoras das Escolas Otoni Sá e CEI Maria Zuleide Alves. “Desejo que esse equipamento possa atender a todos e peço que cuidem com amor e zelo para que venha a atender por muitos anos nossa comunidade”.

O vereador licenciado Roberto Rocha, atualmente na secretaria de Governo do município, fez um histórico sobre a Escola Paulo Sá, destacando o papel da Dona Rita que cedeu um imóvel dela que hoje abriga a Colônia dos Pescadores para que a escola funcionasse inicialmente. Até que o prefeito Acilon decidiu construir essa escola que vem servido nossa comunidade”, frisou.

O vice-prefeito licenciado e atual presidente da Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece) Paulo César Feitosa destacou que em meio à crise econômica que passa país, o Eusébio continua mantendo seus compromissos em dia e investindo. “Além disso cria um projeto tão bacana como esse que tira os jovens da área de risco, só temos que aplaudir. E esse equipamento que é novo, é uma demonstração de que com competência, planejamento e foco é possível manter os investimentos”, asseverou.

O deputado Bruno Gonçalves asseverou que o equipamento é fundamental para complementar a formação pedagógica dos alunos. “Vamos continuar na Assembleia buscando junto ao Governador recursos para nosso município. Eu aqui no Estado e o deputado Junior Mano, que é do nosso partido em Brasília, vamos trabalhar em parceria por nosso município”, disse.

Encerrando a solenidade o prefeito Acilon Gonçalves inicialmente falou sobre o Comitê do Subregistro Civil, que realiza um trabalho de conceder a todas as crianças nascidas no Hospital Amadeu Sá o registro de nascimento, destacando a participação da equipe e da primeira-dama, Marta Gonçalves nesse trabalho.

Quanto ao equipamento, Acilon disse que de segunda a sexta ele poderá ser utilizado pela escola, e diariamente de 18 as 23 horas, assim como nos finais de semana, passará a ser administrado pela Secretaria de Esportes. “Essa quadra tem duas grandes finalidades. Primeiro a boa prática esportiva, porque estamos reformando todos os ginásios e hoje estamos entregando um novo, todo equipado e também será usado na complementação da educação em tempo integral. Ele abre espaço para que em 2020, possamos ampliar aqui mais salas de aula”, argumentou.

“Hoje temos aqui na Mangabeira, o Prefeitura nos Bairros com vários serviços para atender os moradores também da Precabura e Cararu. No próximo sábado, estaremos entregando a quadra poliesportiva da Lagoinha e extraoficialmente o terreno da Igreja Católica, de lá ao lado da quadra. Também poderemos apresentar a maquete da futura escola da Lagoinha com 16 salas de aula,  construída nos moldes da melhor educação que queremos dar aos nossos meninos e nossas meninas. Fica para ser entregue a quadra do Autódromo, em construção, no final de junho. Já no dia 19, estaremos no Santo Antônio, entregando o novo ginásio e anunciando a reforma da Escola Maria Tavares que vai ser ampliada com novas salas de aula, play ground, ainda neste ano”, detalhou o prefeito.

Em seguida Acilon, ao lado da vereadora Neila Martins, que propôs o nome de José Garcês dos Santos para o Ginásio, e os vereadores Wanda Morais e Roberto Rocha, entregam À família do homenageado uma placa comemorativa. A solenidade foi encerrada com o descerramento da placa inaugurando o espaço.