Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Medidas simples de higiene podem ser fundamentais para conter o coronavírus

quarta-feira | 20/05/2020

Medidas simples de higiene podem ser fundamentais em tempos de pandemia. Segundo especialistas, a população precisa ficar atenta e mudar alguns comportamentos para se proteger da contaminação do coronavírus. Um deles é evitar o contato físico quando encontrar um amigo, parenteou conhecido na rua ou em outros locais. O costume de abraçar, beijar, apertar as mãos não é recomendado pois há grande risco de contaminação, um aceno e um sorriso nesse caso é o bastante. 

As pessoas que saem as ruas, por vezes tocam em superfícies contaminadas e sem saber podem estar passando a doença para outras pessoas.Também existes as pessoas assintomáticas, isto é, aquelas que tem o vírus, não adoecem, mas podem transmitir para outras pessoas. Segundo um recente estudo publicado na revista Science, pessoas assintomáticas com Covid-19, são responsáveis por dois terços das infecções. Essas transmissões enfatizam a importância de medidas de distanciamento social que estão sendo adotadas. 

Quando a pessoa retorna da rua para sua casa, medidas simples, mas de grande importância, deve ser seguidas à risca. Primeiro, a pessoa não deve entrar com o calçado que está usando dentro de casa, pois poderá estar levando a contaminação da rua para seu lar. O certo é tirar o calçado fora de casa e utilizar outro. Caso esteja com bolsas, mochilas, chaves, cintos, celulares, estes devem ser desinfetados com um pano umidificado com álcool e gel ou água clorificada (2 colheres de sopa de agua sanitária para um litro de água) antes de levá-los para dentro de casa. Uma boa medida é deixar um móvel fora de casa para colocar esses objetos para serem desinfetados. 

O vírus não se espalha apenas pela tosse, espirro ou saliva, mas pelo toque das pessoas em superfícies e objetos contaminados. Por isso, outra medida importante de segurança é a higienização de compras feitas em supermercados e comércio em geral. As embalagens devem ser higienizadas antes de serem guardadas. As frutas e verduras devem ser lavadas e higienizadas em solução de 1 colher de água sanitária por litro de água. 

Outras medidas são as seguintes: Ao espirrar não use as mãos, mas o antebraço para proteger o nariz, isso impede a disseminação do vírus; ao usar máscara não encoste a mãos na parte da frente, retire pelas laterais para descartá-la. Caso a máscara seja reutilizável, colocar em um saco para ser lavada e depois engomada com ferro. Caso queira adiantar o serviço, a máscara pode ser colocada em uma solução de um litro d’água e três colheres de agua sanitária, por 40 minutos e depois pode ser colocada para secar no sol. Ao secar pode ser passada com ferro de engomar.

Ao chegar em casa da rua é importante também trocar a roupa que está usando, colocar em um saco separado para ser lavada e tomar um banho, antes de socializar com as demais pessoas que estão em casa. Uma das medidas mais simples e que deve se transformar em costume é lavar as mãos sempre que possível com água e sabão, ou mesmohigienizá-las com álcool em gel. É importante não levar as mãos aos olhos, nariz ou boca, antes de higienizá-las. Mas sempre que possível todos devem permanecer em casa, isso é fundamental. Evite correr riscos sem necessidade. Assim, além de preservar sua vida estará preservando a dos seus entes queridos também!