Notícias
Membros do Unicef Brasília visitam Eusébio para conhecer Programa Agente de Saúde Adolescente
Nesta sexta-feira (19) a equipe do UNICEF Brasília, formada por Tati Andrade, Luciana Phebo e Madeline Abreu esteve no município de Eusébio para conhecer os projetos e ações estratégicas de protagonismo juvenil, com especial foco no Programa Agente de Saúde Adolescente (ASA), Saúde Mental do Adolescente nos pós Pandemia e Cobertura Vacinal contra HPV.
O encontro aconteceu no Centro Especializado em Reabilitação (CER) e contou com as presenças da primeira-dama e deputada estadual Marta Gonçalves, do prefeito Acilon Gonçalves, da equipe gestora da Secretaria de Saúde de Eusébio, dos representantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e da equipe de mobilização de Eusébio do Selo UNICEF.
O ponto de destaque da reunião foi a partilha de vivências e saberes de jovens que participaram ativamente das políticas públicas para a juventude implantadas em Eusébio e como isso contribuiu para transformar suas vidas, seja no aspecto individual, familiar, profissional e social.
Makciel Castro, coordenador do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) destaca a importância da reunião com representantes do Unicef. “A gente fica muito feliz quando projetos de Eusébio são reconhecidos em outros locais e por outras pessoas. A equipe do Unicef veio justamente conversar com a gente e entender a dinâmica de como as coisas funcionam em diversas áreas, principalmente no protagonismo juvenil. E, assim eles poder compartilharem com outros municípios a nossas políticas públicas”, disse.
Os representantes do Unicef tiveram a oportunidade de conhecer o projeto Agente de Saúde Adolescente (ASA), que é uma iniciativa pioneira gestada no município de Eusébio pelo qual adolescentes matriculados na rede pública de ensino em Eusébio após um processo seletivo recebem bolsa para atuação nas ações de promoção à saúde dos jovens, dedicando um turno para essas tarefas de campo, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde.
“O ASA vai ser revitalizado com a identificação de novos adolescentes. O prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves já autorizou buscar adolescentes para trabalharem a participação e o protagonismo dentro da saúde e prevenção”, disse Makciel Castro, coordenador do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).
Tati Andrade, pediatra e especialista em Saúde do UNICEF Brasília, pontua sobre a referência do Eusébio em programas juvenis. “Para nós do Unicef o município do Eusébio é uma referência no que diz respeito ao protagonismo juvenil, principalmente na participação dos jovens na prevenção da saúde. Ouvimos o resultado positivo que aconteceu na vida dos jovens que participaram dos projetos, como eles são hoje profissionais sucedidos e acreditamos que isso foi resultado da gestão que investiu nesses jovens. Estamos desenvolvendo um novo programa voltado para a saúde do adolescente e pretendemos utilizar uma das ações do Eusébio para construir esse programa”, pontuou.