Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Mesmo com reabertura, cuidados com pessoas do grupo de risco continuam

terça-feira | 14/07/2020

Mesmo com a redução dos números de casos de Covid-19 no Eusébio e no Ceará, os cuidados envolvendo as pessoas do grupo de risco devem continuar e até mesmo serem redobrados. Segundo especialistas, pessoas com problemas de saúde, como asma, doenças cardíacas, diabéticos, fumantes, idosos, e pessoas com doenças crônicas continuam vulneráveis a doença. No Ceará, dos 6.800 óbitos registrados, 40% das pessoas tinham comorbidades e a média de idade acima dos 70 anos.

A doença atinge pessoas com doenças pré-existentes e idosas, porque nestes casos o sistema imunológico muitas vezes está comprometido, mais lento e propenso a desenvolver doenças pulmonares. O ideal é que essas pessoas fiquem em isolamento social e evitem ao máximo sair de casa e frequentar locais públicos, mas caso haja alguma razão extrema, como ida ao atendimento médico, comércio, ou instituições bancárias, caso não tenha quem possa auxiliar, deve manter todos os cuidados possíveis.

Para quem tem pessoas de risco em casa, é recomendável restringir visitas da família, mesmo que as pessoas não estejam com sintomas pontuais. Nesse momento, é importante que filhos e netos tomem cuidados, inclusive realizando as tarefas necessárias, como ir ao mercado, farmácia e outros locais, evitando que seus pais ou avós se arrisquem nas ruas.

Caso apresentem algum sintoma, devem ser levados aos postos de saúde imediatamente ou a UPA, para que seja examinado. Pois o tratamento,logo no início da doença, pode salvar vidas. As pessoas mais jovens que convivem com pessoas do grupo de risco devem se alertar para não estar saindo de casa sem necessidade, pois a qualquer descuido poderá estar levando a doença para dentro de casa.

Veja abaixo outros cuidados que devemos ter com as pessoas do grupo de risco:

1. Cuidar da higiene de casa e pessoal.

2. Manter os locais arejados.

3. Evitar o transporte público. Se tiver de usar algum meio de transporte, é melhor trocar o ônibus por um táxi ou carro de aplicativo.

4. No contato com os membros mais velhos da família, os parentes devem manter certa distância física.

5. Buscar o auxílio da família para realizar tarefas.

6. Dormir em camas separadas;

7. Utilizar banheiros separados, caso seja possível. Desinfetar os banheiros com água sanitária;

8. Não compartilhar itens como toalhas, talheres e copos;

9. Limpar e desinfete diariamente superfícies como interruptores, mesas, puxadores, maçanetas, encostos de cadeiras;

10. Lavar roupas, lençóis e toalhas com mais frequência;

11. Manter distância;

12. Caso tenha febre de mais de 38º e dificuldade para respirar, se dirigir a um posto de saúde ou a UPA.