Modelo do Ensino do Tempo Integral de Eusébio é referência para outros municípios

quarta-feira | 16/01/2019

O modelo de Ensino em Tempo Integral de Eusébio é referência no Ceará e tendo sido replicado em diversos municípios. Nesta quarta-feira (16), a secretária de Educação de Eusébio, professora Goretti Frota, recebeu o prefeito de Pacajus, Bruno Figueiredo, vereadores, a secretária de Educação e técnicos daquele município, que se deslocaram até o Eusébio para conhecer a experiência do Programa do Tempo Integral, que engloba desde o ensino Infantil ao Fundamental II.

Além da reunião na Secretaria de Educação, a comitiva visitou também a Escola Eduardo Alves Ramos para verificar in loco as instalações e projetos realizados pela unidade escolar. Segundo Goretti, o prefeito Bruno Figueiredo quer replicar o modelo de ensino do Eusébio em Pacajus. “Mostramos que é possível proporcionar um ensino de qualidade, através do planejamento, profissionais engajados e apoio das famílias. Esse trabalho é multidisciplinar pois envolve todo um trabalho articulado com a participação de outras secretarias, como; Cultura e Esporte. Hoje temos uma baixa evasão porque os alunos preferem estar na Escola do que na rua, correndo riscos”, destaca.

Outras visitas estão programadas de técnicos da Secretaria de Educação de Pacajus ao Eusébio para se inteirar mais sobre o programa. Goretti afirmou também que um técnico do Eusébio irá a Pacajus auxiliar na implantação do projeto naquele município.

Ela destaca que o aluno que adere ao programa fica na escola por um período de 10 horas com atendimento educacional e atividades como tarefas orientadas; oficinas lúdicas; aulas de música; história da arte; plantio de hortas; artesanato; dança; artes marciais; esportes; canto; informática; culinária e participação em concursos. Hoje, 100% das escolas oferecem o Tempo Integral.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a busca pela excelência na Educação é um desafio constante da sua administração. Ele comemora o reconhecimento da qualidade do ensino que o município oferece, mas afirma que sua maior satisfação é ver o nível que estudante do Eusébio atinge quando conclui o Ensino Fundamental. “Nosso aluno é diferenciado, tanto no quesito do aprendizado quanto ao censo crítico. Ele chega preparado ao ensino médio para os novos desafios que o esperam, e assim ser protagonista da sua vida”, destaca.

Ele pontua que o Eusébio foi o primeiro município cearense a universalizar o programa do tempo integral nas suas unidades da rede municipal, e já ultrapassou a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a implantação desse regime em 50% das escolas públicas de educação básica só em 2020.

Formação de Coordenadores

A Secretaria de Educação realiza até essa quinta-feira (17), a I Formação Continuada para os Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de ensino de Eusébio. Segundo a secretária Goretti Frota, na formação estão sendo repassados os encaminhamentos para o ano pedagógico de 2019, “A equipe técnica está mostrando o papel do coordenador pedagógico e sua rotina na escola. A formação é muito importante para iniciarmos o ano com a equipe afinada com o nosso planejamento”, destacou.