Morador da Mangabeira atua como agente ambiental e capacita moradores

quinta-feira | 13/06/2019

Um morador do bairro Mangabeira partiu de uma ideia simples e montou, inicialmente de forma artesanal, uma empresa que tem se destacado no segmento de reciclagem de pneus no Estado do Ceará. Nelson Almeida, mais conhecido como Pnelson tem seu atelier na Avenida Coronel Eduardo Weyne e está sempre aberto para receber visitantes. Desde a primeira peça até hoje já se foram 13 anos de estrada e mais de 1 milhão e 100 mil pneus retirados da natureza e transformados em peças das mais diversas.

A Pnelson Eco, segundo ele mesmo descreve, trabalha com a reciclagem e utilização de pneus automotivos, transformando-os em peças decorativas e ornamentais. Por suas mãos, as peças inservíveis que poderiam estar poluindo o meio ambiente, são transformadas em puffs, vasos, jardineiras, embalagens, mesas, cadeiras, cestas ornamentais e decorativas e parques infantis. As peças de Nelson já foram expostas em diversos órgãos municipais de Eusébio como a Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano e no Mercado Central, onde anualmente é exposta uma arvore de natal de pneus.

Nelson também já realizou diversas oficinas ensinando a técnica a interessados em diversos municípios, inclusive no Eusébio, com apoio da Prefeitura. “Nosso objetivo é formar pessoas para que atuem no segmento e consigam ter renda própria a partir de seu trabalho. Com isso, estaremos retirando do meio ambiente um resíduo perigoso, que pode servir como criadouro do mosquito da dengue, por exemplo,” destaca, acrescentando que o seu sonho é que a reutilização de pneus passe a ser uma Política Nacional para que mais pessoas possam participar desse processo de reutilizar e reciclar pneus.