Morador de Eusébio vence o primeiro Campeonato de Pizzas do Ceará

quinta-feira | 11/07/2019

O morador de Eusébio e proprietário do Peón Pizza e Taco, de Fortaleza, João Alberto Studart da Fonseca, venceu o 1º Campeonato de Pizza do Ceará, evento que fechou a programação do Pizza Fest Eusébio, nesta quarta-feira (10), Dia Mundial da Pizza. A receita vitoriosa foi denominada “Tô Fraco, Tô Fraco”, feita com carne de capote e insumos genuinamente cearenses, como indicava o regulamento da competição. Ao todo, 24 pizzaiolos de todo o Estado participaram do evento, que acontecerá anualmente, conforme anúncio do prefeito Acilon Gonçalves.

João Alberto, mais conhecido como Chef Muchacho, recebeu vários prêmios, entre os quais, R$ 3 mil em dinheiro, R$ 1.350,00 em vales compras da Solmar, Mercadinhos São Luís e Miami Utilidades e vários insumos da Pronto Pizza. O segundo lugar ficou com Maria Gorete Oliveira de Almeida, pizzaiola do Piccola Itália, no Eusébio, com a pizza “Rapadura Espilicute”, tendo como ingredientes creme de leite, mussarela, rapadura natural, queijo coalho, castanha e gergelim torrado, uma delicia doce que ficou apenas a 0,8 pontos do campeão.

O terceiro lugar ficou com o candidato de Caucaia, Jair Barros Teixeira, com a pizza “Cuida que é Top” feita a base de molho de tomate, carne de sol, cebola caramelizada, alho poró, raspa de rapadura e cebolinha.  Já o vencedor do concurso Pizza Fit, foi Téogenes Ítalo de Santana, da Tis Pizzaria, da cidade de Barbalha. O concurso contou com pizzaiolos de Eusébio, Fortaleza, Aquiraz, Maracanaú, Beberibe, Pindoretama, Cascavel, Sobral, Aracati, Acopiara, Guaramiranga, Barbalha, Mombaça, Caucaia e Jaguaribe.

O coordenador do curso de Gastronomia da Fametro, Fábio de Lucca, parabenizou a prefeitura de Eusébio, pela iniciativa de realizar um evento gastronômico que apresenta para a comunidade o trabalho que muitas vezes fica entre as quatro paredes das cozinhas dos restaurantes. “Eventos como esse fazem com que a gente tenha esperança que nossa gastronomia possa entrar no roteiro internacional, disputando titulações e premiações de renome,” enfatizou.

O empresário Luciano Aceto, promotor do evento junto com a Prefeitura de Eusébio, disse que o objetivo é que o evento cresça cada vez mais nos próximos anos, dando oportunidade aos pizzaiolos do Ceará a mostrarem suas produções. “Estamos escrevendo a história da cultura da pizza no Ceará. A cidade onde mais e come pizza no mundo é brasileira, São Paulo, com 850 mil pizzas consumidas, por dia. Aqui no Ceará, estamos iniciando essa caminhada para popularizar a pizza a partir desse evento aqui no Eusébio. No próximo ano estaremos aqui com esse evento com um maior número de participantes, consolidando o Eusébio como referencia na gastronomia italiana no Ceará”, ressaltou.