Moradores da Tamatanduba participam de reunião do programa Minha Casa é Minha

quarta-feira | 07/02/2024
Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e da Assessoria Especial de Políticas Públicas da Habitação, iniciou nesta quarta-feira (7) a primeira reunião do Programa Minha Casa é Minha de 2024. A reunião aconteceu no Ginásio Izídio Campina para os moradores do bairro Tamantaduba que vão receber a matrícula da casa em que moram. Mas, para isso, é preciso passar por três etapas até a liberação da matrícula pelo Cartório de imóveis de Eusébio.

Na ocasião, foram passadas as devidas informações sobre as etapas, que são: entrega de documentações solicitadas, avaliação social através de um questionário e vistoria do imóvel. Essas fases são importantes para a última etapa que é a confecção do Matrícula do imóvel.

Samara Cordeiro, secretária de Desenvolvimento Social de Eusébio destaca a importância do Programa. “O Programa Minha Casa é Minha já é uma realidade no município de Eusébio. Ano passado fizemos a entrega das matrículas para as pessoas do bairro Santo Antônio e vamos fazer o possível para entregar de outras pessoas em breve. Fico muito feliz em participar desse Programa e trazer alegrias para que eles possam realmente dizer que a casa é deles”, destacou.

O critério para ter direito ao registro de escritura é ser família em situação de vulnerabilidade. As reuniões têm como objetivo informar sobre o programa e prestar orientações até a finalização do processo da escritura da casa. Cristiane Braga, presidente da Construforte, destaca a importância de um imóvel com escritura. “São muitas as vantagens de quem possui a matrícula do seu imóvel. Uma casa com escritura tem um valor justo e de mercado e aumenta até 30% do valor do imóvel e uma casa sem escritura não tem valor algum. Uma outra vantagem da casa com escritura é que o morador pode ir a um banco e conseguir crédito para uma futura reforma da casa, a escritura é a garantia. Um outro benefício é a segurança jurídica para os moradores, digamos que o dono chegue a falecer e os filhos ficam resguardados juridicamente”, destacou.

Durante o encontro, também ficou estabelecido que as famílias reúnam as documentações solicitadas para serem entregues na próxima reunião, com as pessoas do bairro Tamantaduba. Após a reunião, foram escolhidas três pessoas para acompanhar o processo e participar do grupo de WhatsApp até a finalização das etapas.

As próximas reuniões do Programa Minha Casa é Minha acontecem nesta quinta-feira (8) no bairro Lagoinha, e nesta sexta-feira (9) no bairro Encantada.