Mulheres de Eusébio realizam caminhada contra a violência doméstica e por reconhecimento de direitos

sexta-feira | 08/03/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Assessoria de Políticas Públicas para a Mulher e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizou nesta sexta-feira (8) a caminhada “Mulheres e o Direito à não Violência” que teve início da Rua Eduardo Sá e conclusão no Polo de Lazer Ivens Dias Branco. Centenas de mulheres foram às ruas, com faixas, cartazes e palavras de ordens para chamar a atenção da sociedade eusebiense com relação a crescente violência doméstica que ocorre em todo o país.

“Donas de casa, servidoras públicas, estudantes, médicas, enfermeiras, comerciárias, professoras, artistas se uniram nesta manhã de sol para firmar a luta pela igualdade de direitos e pelo respeito”, disse a Assessora de Políticas Públicas para a Mulher e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Yara Steremberg. Segundo ela, uma das palavras de ordem ditas durante a caminhada: “a nossa luta é todo dia, a mulher não é mercadoria,” se refere a esse respeito que as mulheres exigem da sociedade atual.

Com relação a questão da violência, ela afirma que uma das preocupações é com relação as subnotificações, pois muitas mulheres agredidas preferem se calar, pois dependem financeiramente do agressor. “Peço as mulheres que não fiquem só no Boletim de Ocorrência na delegacia, pois a Prefeitura do Eusébio tem todos os equipamentos para atendê-las através da Secretaria de Desenvolvimento Social, como o CRAS, o CREAS, que as acolhem, auxiliam até juridicamente, e proporcionam até ferramentas para que a mulher possa empreender e sair da dependência. Rompam o silêncio, gritem, busquem ajuda quando forem agredidas”, disse

Presente ao evento, o prefeito Acilon Gonçalves saudou as mulheres presentes e destacou que o dia de hoje não é remontando o passado, é falando do presente, onde as mulheres tem tido cada vez mais espaços para lutar por seus direitos, que têm que ser reconhecidos por todos. “O tema de hoje é o mais importante. Não podemos concordar, temos que ser intolerantes contra qualquer tipo de violência. Contem comigo!” disse. O prefeito destacou que as mulheres podem contar com todas as políticas públicas do município e com os instrumentos de apoio, para garantir que seus direitos não sejam violados, “O apoio é institucional e também judicial para punir os culpados pela violência. Parabéns pela bela mobilização”, concluiu.

Falaram também a Secretária de Educação, Goretti Frota; o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, a coordenadora do CREAS, Rosa Maria Mesquita, e os vereadores Tarcisio da Cultura, Neila e França. A equipe do projeto “Caravana dos Ritmos”, formada por professores que realizam um trabalho de incentivo as crianças e adolescentes a práticas saudáveis na escola e sua permanência no ambiente escolar, realizou uma apresentação que mobilizou os presentes.