Mulheres vítimas de violência são atendidas em unidade móvel no Jabuti

terça-feira | 03/12/2019

Cerca de sessenta mulheres foram atendidas pela Unidade Móvel de Acolhimento a Mulher, equipamento do Governo Federal, que estava estacionada em frente ao CRAS Jabuti durante toda a última sexta-feira (29). A ação foi realizada com apoio da Prefeitura de Eusébio, por meio da  Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME).

A programação contou com rodas de conversa com o tema “Direitos das Mulheres”,  aferição de pressão arterial, testes rápidos, além do atendimento individual na própria unidade.

Segundo Michele Queiroz, titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, a ação, articulada pelo deputado estadual Bruno Gonçalves, tem por objetivo orientar e sensibilizar sobre a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher. “O intuito dessa unidade é trazer assistentes sociais e psicólogos para conscientizar, fazer rodas de conversa com mulheres ou quem estiver interessado em saber mais sobre os direitos das mulheres, sobre o que elas podem fazer ou onde procurar ajuda em casos de violência, seja física ou psicológica. A unidade se propõe a ir para lugares mais distantes da sede do município, onde geralmente já há atendimento do CREAS. Por isso, estamos aqui no Jabuti, para levar mais informações a um público maior”, afirma.

Ainda segundo Michele, há também atendimento individualizado e, caso necessário, é realizado o encaminhamento para unidades específicas. Nas sedes dos CRAS e CREAS, ações de assistência  são realizadas durante todo o ano.