Multinacional sediada no Eusébio vai exportar produtos para a América do Sul

quinta-feira | 08/02/2018

Figurando no rol dos maiores exportadores do Estado, o município do Eusébio vai explorar um novo nicho do setor. Neste ano, a multinacional Schneider Electric, sediada no município, deverá exportar seus produtos para países da América do Sul. A empresa produz itens voltados ao setor de Tecnologia da Informação (TI), como nobreaks, módulos isoladores, estabilizadores e condicionadores, direcionadas a infraestrutura e também ao consumidor final. A empresa prevê investir cerca de 5% do faturamento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na fábrica cearense, que possui mão de obra intelectual 100% local.

A Schneider Electric está presente em diversos países, e atua no Brasil há 70 anos. A fábrica do Eusébio, inclusive, responde por quase metade de toda a demanda nacional atendida pela Schneider. A matriz tem uma área de 10 mil metros quadrados, fica na Avenida Eusébio de Queiroz, Centro, e responde por 45% do faturamento da divisão de Tecnologia da Informação da empresa. A segunda fábrica, com 1 mil m², fica na Rua Vitória Kelly, no Autódromo.

Com uma equipe própria que pesquisa e desenvolve os produtos dentro da fábrica, a locação no Eusébio é destaque para a empresa a nível mundial por ser uma das poucas que conta com o P&D. Mais ainda: o grupo de pesquisadores é formado por pessoas nativas do Estado, através de parceria firmada entre a empresa e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

O faturamento mundial da Schneider é de cerca de 26 bilhões de euros. Aproximadamente 5% do faturado na fábrica cearense, deverá retornar para ela própria em forma de investimento na Pesquisa e Desenvolvimento. A Schneider oferece soluções em quatro grandes mercados: indústria de Tecnologia da Informação; buildings, como shoppings, lojas e residências; indústria em geral; e utilities.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Eusébio, Eilson Gurgel, lembra que a Schneider Electric tem 196 unidades fabris em todo o mundo, entre elas as duas sediadas no Eusébio, que se destacam na área de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. “No Eusébio, a unidade fabril compreende todas as etapas de produção, desde a concepção dos produtos até a parte final de testes computadorizados, atendendo às normas nacionais e internacionais de qualidade”, pontua.

O prefeito Acilon Gonçalves ressalta que a tendência é que mais empresas sigam o exemplo da Schneider e decidam neste ano, entrar para o mercado de exportação. “No ano passado, o Eusébio exportou um total de US$ 32,4 milhões, ou seja, 1,69% do total do Ceará, ficando entre os dez municípios que mais exportaram produtos no Estado. Com a melhora da economia e os incentivos dados, tenho certeza mais empresas entrarão no sistema, trazendo mais renda e empregos para nossa cidade”, pontuou.

Com informações do Diário do Nordeste