Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Município de Eusébio poderá ganhar curso de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente

quarta-feira | 11/03/2020

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com sede no bairro Precabura, poderá ganhar, em breve, um Programa de Pós Graduação (PPG) em Saúde e Ambiente. O estudo vem sendo realizado desde o ano passado e neste ano teve seu desdobramento com a realização de um seminário e uma oficina que discutiu o tema, em fevereiro. A ideia é fomentar a produção compartilhada de conhecimentos, envolvendo os saberes científicos e populares. 

O principal objetivo do programa e seu o maior desafio é promover um curso transdisciplinar e inovador envolvendo os sujeitos das pesquisas, rompendo com a tradicional relação sujeito/objeto das pesquisas extrativas e interagindo com os mesmos nas discussões e atividades, cenário que marca as iniciativas da área de Saúde e Ambiente da Fundação no Ceará.

As motivações para a criação do programa são muitas, como as crescentes demandas por justiça social e sanitária, aliadas a crise ambiental queagravam os problemas de saúde da população; acontaminação por agrotóxicos, a injustiça hídrica, os novos hábitos alimentares associados a industrialização da alimentação e as mudanças nos ambientes. 

No Brasil, faltam profissionais capacitados,sejam docentes e pesquisadores da área de saúde,que atuem na minimização desses problemas, por isso faz-se cada vez mais necessário a formação de profissionais com visão crítica, complexa e ampla sobre a realidade. 

“Queremos fomentar um saber mais poderoso capaz de alterar a realidade das pessoas na perspectiva da melhoria de sua qualidade de vida, por isso a ideia de um programa que estimule processos formativos, envolvendo o saber acadêmico, científico e o saber popular, que muitas vezes é invisível, apesar de portar soluções para muitos problemas”, explica o pesquisador Fernando Carneiro, coordenador da área de Saúde e Ambiente da Fiocruz Ceará.

Conforme a Fiocruz, os debates continuarão ao longo de 2020 e a proposta de criação da pós será submetida à Capes em 2021. Caso aprovado, o curso começa as atividades em 2022. 

Com informações da Fiocruz