Município realiza a Semana de Sensibilidade da Pessoa com Deficiência

terça-feira | 18/09/2018

A Prefeitura Municipal de Eusébio abriu nesta segunda-feira, (17), na Câmara Municipal de Eusébio, a Semana Municipal de Sensibilidade da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com o tema “Desafios e Necessidades de Políticas Públicas para pessoa com deficiência de Eusébio”. Na oportunidade também foi apresentado o Guia Orientação de Serviços Municipais para pessoa com deficiência. O evento é realizado pelo Setor de Inclusão, através do Núcleo e Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME).

Participaram do momento, a Secretaria de Educação Goretti Frota; Marcilene Costa, do Setor de Inclusão; representantes da APAE; familiares de pessoas com deficiência; representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Eusébio; a presidente da Câmara, vereadora Neila Martins e demais vereadores, além de professores do AEE das escolas

A lei 1549, que instituiu a Semana Municipal de Sensibilidade da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, foi aprovada pela Câmara e sancionada neste ano pelo Prefeito Acilon Gonçalves, com o intuito de fomentar ações que valorizem o processo de inclusão plena e que possa discutir sobre questões como acessibilidade e políticas públicas para pessoa com deficiência com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência no município de Eusébio

A programação segue na quarta-feira (19), com a palestra Setor de Inclusão – Síndrome de Irlen, com Francilene Félix (Neuropsicopedagoga); Sabrina Roland (Oftalmologista), Beatriz Frutado (Linguística) e Marilia Santana (Psicóloga), também na Câmara Municipal, a partir das 7 horas.

Na sexta-feira, dia 21, a partir das 8 horas, haverá a palestra do livro “Autismo – Azul e de todas as cores”, do professor e autor Wilson Cândido, no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá. No sábado (22), a partir das 9 horas, acontece o Festival Paralímpico, no dia do atleta paralímpico, com alunos do NAMME, no Centro de Formação Olímpica (CFO) em Fortaleza.

Já no domingo, dia 23, a partir das 7 horas acontecerá a Corrida da Mangabeira, com alunos do NAMME. Nos dias 18 e 20 acontecerão atividades internas com profissionais e alunos do NAMME. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o objetivo da Semana, é promover as pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas para que elas sejam as protagonistas dos seus direitos e deveres na sociedade, exigindo, das instâncias municipais, políticas públicas inclusivas.