Mutirão de Prevenção ao Diabetes é realizado no Eusébio; prefeito anuncia criação de programa de prevenção da doença nas escolas

segunda-feira | 27/11/2023
Fotos: Levy Oliveira/PM

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o Mutirão de Prevenção ao Diabetes e Mutirão de Vacinação no Centro Especializado em Reabilitação (CER). A ação ocorreu no último sábado (24). Ao todo 83 pacientes passaram pela triagem, com medicação, exame de glicose e aferição de pressão arterial. Setenta pacientes foram avaliados pelos oftalmologistas, 25 pelo clínico geral de pré-diabético e 50 pacientes avaliados pela equipe de nutrição.

Camilla Moura, coordenadora do CER aponta que alguns pacientes serão encaminhados para cirurgia. “Tivemos uma média de 10% dos pacientes já apresentando um quadro de retinopatia diabética proliferativa muito grave, com a necessidade de tratamento de urgência para evitar o quadro de cegueira”, apontou.

O Prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, destaca a importância de exames de prevenção ao Diabetes. “A visão é afetada pela diabetes através de uma lesão na retina, que é o centro da visão. Quando a diabetes afeta a visão, a pessoa fica cega. É isso que nós queremos chamar a atenção do povo de Eusébio, que é cuidar da diabetes por meio da prevenção para não ter complicações, principalmente com a visão. O momento hoje aqui no CER é de “Cegueira Jamais”. Fora o olho, nós sabemos que a diabetes causa lesões, e que é preciso amputar partes no corpo para preservar a vida”, destacou.

Ainda durante o evento, o Prefeito de Eusébio anunciou a criação de um programa de prevenção a diabetes nas Escolas do município. “Vamos criar um programa nas escolas municipais para detectar – dentro da escola – quais alunos têm problema de visão. Nós iremos escalar dois profissionais da própria escola para fazer a triagem e buscar aquela criança da escola que tem problema de visão”, disse.

Confira os resultados do Mutirão de Prevenção ao Diabetes:

Mais de 50 pacientes com diagnóstico de catarata que foram encaminhados para cirurgia e mais de 15 pacientes com diagnóstico de pterígio e encaminharia para cirurgia;

Mais de 10 pacientes com diagnóstico de retinopatia diabética leve à moderada que terão a oportunidade de fazer o acompanhamento e manter os cuidados que foram ensinados durante o Mutirão, visando não permitir a evolução da doença até o quadro de cegueira.