NAMME do Eusébio realiza projeto que combate a evasão de alunos com deficiência

terça-feira | 15/02/2022
O projeto foi pensado para buscar socializar os alunos e familiares que ficaram enclausurados devido a pandemia (Foto: Arquivo/PME)

O Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME), da Prefeitura de Eusébio, está realizando o projeto Resgatando Vínculos, que visa o acolhimento e resgate dos alunos e famílias do NAMME. Segundo a coordenadora do equipamento, Elieuda do Vale, a ideia é promover uma escuta ativa, orientação profissional e qualidade de vida aos alunos com deficiência e familiares.

Ela revela que o projeto foi pensado para buscar socializar os alunos e familiares que ficaram enclausurados devido a pandemia. “Os jovens com deficiência já vivem no mundo muito isolado e o único ponto de referência era o NAMME, onde eles vinham, conversavam, interagiam e se divertiam. Quando aconteceu a pandemia e tiveram de ficar em casa, pensamos nesse projeto de visitas domiciliares, de ir até a casa deles e ouvir as famílias e tentar socializar mais, respeitando todos protocolos de saúde. Com a melhora do quadro e o retorno do atendimento presencial verificamos que muitos alunos não conseguiram retornar as ações com força, outros estavam com depressão e outros agravaram mais o quadro. Sentimos então a necessidade de continuar com o projeto, pois quando os visitávamos víamos a alegria da família e deles de estarmos junto deles”, destacou.

O projeto

Conforme a proposta, a busca ativa e visitas domiciliares são ações relevantes para prevenir o abandono, a evasão e apoiar a instituição, sobretudo durante o retorno das aulas neste período de pandemia. A visita domiciliar é um instrumento técnico operativo, definida como “uma prática profissional, investigativa ou de atendimento, realizada por um ou mais profissionais, junto ao indivíduo em seu próprio meio social ou familiar”. Tem por finalidade acolher as famílias e obter informações a respeito da situação familiar, sobre os dados do desenvolvimento da pessoa com deficiência e a situação atual em que se encontra. Presta atendimento aos familiares com o objetivo de apoiá-los e orientá-los. Também desempenha o papel de mediador entre a família e o NAMME/ APAE além de encaminhá-los para os recursos comunitários, nas situações em que se fizer necessário.

Os objetivos são: promover escuta ativa e acolhimento das pessoas matriculadas, família e instituição mediante ao atual momento de pandemia, buscando reestruturação e fortalecimento dos vínculos entre os meios citados, além do acompanhamento da resolução de possíveis demandas dentro das especialidades referentes aos profissionais do NAMME, possibilitando o retorno desse aluno a instituição e ao meio social.

O projeto é direcionado para as pessoas com deficiências matriculadas no NAMME que apresentam evasão, juntamente com o cuidador, que apresentam mudanças persistentes no comportamento repercutindo na aprendizagem e socialização; para acolhimento da pessoa e familiares que apresentam maiores dificuldades e comprometimentos na locomoção; e funciona como uma busca ativa intersetorial por pessoas com deficiência que correspondem à faixa etária a partir de 16 anos de idade do município de Eusébio.

As visitas são realizadas por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da saúde, educação, assistência social entre outros, fortalecendo desta forma a rede de proteção. Cada profissional tem um papel específico que vai desde a identificação do aluno fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada de providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua matrícula e permanência na instituição.

O projeto conta com os seguintes profissionais:

Lilian Ingrid Façanha Bastos (Psicóloga)

Ana Maria Felipe Alves de Souza (Psicopedagoga); Renato Nascimento (Atendimento interno –

Fonoaudiólogo); Rosiane Lima Soares Sanabio (Equipe de Formação – Pedagoga) e

Maria Eronice da Silva Costa (Atendimento interno – Assistente Social).