NAMME encerra Semana da Pessoa com Deficiência

terça-feira | 29/08/2017

A Prefeitura de Eusébio, através do Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME), que integra a Secretaria de Educação do município, encerrou a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, nessa segunda-feira (28), com a palestra “Direitos, necessidades e realizações” com a advogada Erivânia Bernardino Cruz, no auditório da Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz.

Durante sete dias, o NAMME realizou diversas atividades voltadas para o tema: “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”, visando proporcionar uma reflexão sobre a necessidade da igualdade das pessoas com deficiência para que a inclusão se torne uma realidade. Durante a semana, o Namme realizou uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Eusébio; uma experiência sensorial; oficinas de jogos didáticos e pedagógicos, uma confraternização com alunos, pais e responsáveis, entre outras ações.

Segundo a diretora do NAMME, Elieuda do Vale, a inclusão, como discurso, foi disseminada na sociedade e, agora é preciso tirar o discurso do papel e colocar em prática. “É isso que estamos realizando no Eusébio, dando a esses alunos, ferramentas para que se desenvolvam e tenham autonomia em sua vida, sem discriminações ou preconceitos”, revela.

A Secretária de Educação, Goretti Martins, destaca a importância da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, no sentido de chamar a atenção da sociedade para esse trabalho de inclusão, que depende do envolvimento de todos, com o objetivo de dar dignidade às pessoas com necessidades especiais.

O prefeito Acilon Gonçalves, por sua vez, pontua que por muito tempo as pessoas com deficiência tiveram o acesso aos direitos sociais negados, entre os quais: estudar, trabalhar e ter uma vida social independente. Observa que a missão do NAMME é criar condições para que essas pessoas se desenvolvam e conquistem a autonomia. “Criamos o NAMME em 25 de Junho de 2007, por solicitação da primeira-dama Marta Gonçalves, para que todas as pessoas com deficiência em nosso município possam ter direitos iguais de desenvolvimento pessoal perante a sociedade”, concluiu.