Nasce o Bebê Majestade do Eusébio de 2019

quinta-feira | 09/05/2019

O Eusébio já tem seu Bebê Majestade de 2019. Nasceu, de parto normal, às 3 horas da madrugada desta terça-feira (07), no Hospital Municipal Amadeu Sá, o menino Francisco Matheus Almeida da Silva, com 3,410 quilos e 50 cm, filho de Lucineide de Almeida (27) e Francisco Gomes de Almeida (36), moradores do bairro Santo Antônio. Francisco Matheus veio ao mundo pelas mãos do médico obstetra Breno Gonçalves auxiliado pela equipe: Denise Maia (pediatra), Denilba Batista (enfermeira) e Beatriz, Leidirene, Solange e Vagna (técnicas em enfermagem).

Francisco Matheus é o segundo filho do casal que já tem Maria Eduarda Almeida da Silva, de 4 anos. Sua mãe, Lucineide de Almeida, foi acompanhada desde o início da gravidez e realizou 9 pré-natais, sendo sua opção o parto normal. A equipe do Hospital Amadeu Sá já estava mobilizada desde a segunda-feira quando foi iniciada a Semana do Bebê e monitorando as mãezinhas gestantes. A chegada de Francisco Matheus era uma das aguardadas.

O Prefeito Acilon Gonçalves visitou Lucineide e Francisco Matheus, que encontram-se no hospital aguardando a alta médica e destacou o trabalho de todos que fazem o sistema de saúde do Eusébio, desde o secretário de Saúde, Mário Lúcio a todos os trabalhadores de saúde do município. “O trabalho que realizamos em prol da primeira-infância tem sido destaque no Ceará devido o zelo e o comprometimento da nossa equipe para com a vida de cada bebê que nasce em nosso território e de cada mãezinha. Incentivamos o parto normal por ser mais saudável tanto para a criança como para a mãe, além de proporcionar uma recuperação mais rápida”, disse.

Ele destacou que o tema da Semana do Bebê deste ano, e que terá continuidade no próximo ano, é a importância dos primeiros mil dias para o desenvolvimento seguro do bebê. “Já seguimos esse lema a algum tempo e o resultado, estamos vendo nas estimativas da ONU e do Ministério da Saúde, que indicam o Eusébio como um dos municípios com a mortalidade infantil mais baixa do Nordeste e do País. Isso nos dá mais responsabilidade de continuarmos com esse trabalho em prol de nossas crianças”, ressaltou.

A primeira-dama, Marta Gonçalves também participou da visita e fez a entrega à Lucineide do registro de nascimento de Francisco Matheus. A ação faz parte da campanha realizada pela Prefeitura de Eusébio, através do Comitê Municipal de Articulação para a Promoção do Registro Civil de Nascimento. A atividade visa garantir que toda criança eusebiense tenha o Registro de Nascimento, que é o primeiro documento civil do indivíduo, concedido gratuitamente. O Bebê também recebeu uma cesta do Hospital, com perfume, sabonete, shampoo, pacotes de fraldas descartáveis, fraldas de pano, trocador e roupas.

Mamaço

Nesta quarta-feira às 8 horas na Praça do Polo de Lazer Ivens Dias Branco, acontecerá o I Mamaço do Eusébio, que tem como objetivo incentivar o aleitamento materno, além de conscientizar as mães que a amamentação em público é natural. Além disso, acontecerão atividades do projeto Myra Eliane nas escolas do município; práticas compartilhadas; círculo do amor, meditação. No CRAS Mangabeira, a palestra informativa sobre a Alimentação Saudável na primeira infância; importância do registro civil e documentação; oficina de construção de Maracá; Massagem Shantala, na praça 23 de Junho; e no Posto de Saúde do Autódromo, a palestra dobre a importância dos primeiros mil dias para o desenvolvimento seguro do bebê.