Nasce o “Bebê Real” de 2016 de Eusébio

quarta-feira | 11/05/2016

Nasceu nesta segunda-feira (9), às 9h10min, o primeiro bebê de parto normal no Hospital Amadeu Sá, dentro da Semana do Bebê. Ele será coroado na próxima sexta-feira (13), no encerramento da atividade, com o título de “Sua Majestade o Bebê”, tornando-se assim o símbolo da programação anual. Trata-se de José Lorenzo Lima Abreu, filho de Marina da Silva Lima e José Galdeninson Abreu dos Santos. O garoto nasceu com 3,530 kg e 49 cm.

O parto foi realizado no Centro de Parto Normal do Hospital. Conforme lei municipal 1.067 de 14 de março de 2012, que institucionalizou a Semana do Bebê, a ação deve ocorrer anualmente, em maio. Dentro da programação, a primeira criança a nascer de parto normal no município fará jus ao título. De acordo com a norma, a programação necessária ao desenvolvimento das atividades será feita de forma intersetorial com a participação das diversas secretarias e órgãos.

Segundo o prefeito Júnior, a Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade nos municípios brasileiros. A ideia, observa ele, é realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

A programação acontece pelo quinto ano no Eusébio, mas foi iniciada há 14 anos no município de Canela (RS) e, em 2010, com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada e apresentada na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”. A partir dessa metodologia, a Semana do Bebê também passou a ser divulgada para outras regiões do país. Hoje participam dessa ação mais de 600 cidades brasileiras.