NASF do Timbú realiza ações relativas ao “Setembro Amarelo

quinta-feira | 29/09/2022
A campanha buscou desenvolver estratégias de conscientização das comunidades sobre a importância da saúde mental. (Foto: NASF/Timbú)

A Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura Municipal de Eusébio, através dos profissionais do Núcleo Ampliado da Saúde da Família e Atenção Básica (NASF AB) direcionaram seus trabalhos nesta última semana de setembro à Campanha do “Setembro Amarelo” que tem o objetivo na prevenção do suicídio. O tema da campanha este ano é “A vida é a melhor escolha!”

A programação, iniciada no dia 20 passado na Escola João de Freitas Ramos, buscou desenvolver estratégias de conscientização das comunidades sobre a importância da saúde mental. Durante a semana foram realizadas Palestras, tanto nas escolas municipais como em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBASF), ou seja, nos postos de saúde.

“Nesses eventos nas escolas e nas salas de espera dos Postos de Saúde, foram destacados os fatores de risco que levam uma pessoa a cometer suicídio, os fatores de prevenção e acolhimentos, como tambem onde procurar ajuda nos estabelecimentos do Município. Também entregamos  folderes, kits, e brindes, mas o foco maior foi o apoio e acolhimento, dados pelas equipes a todos participantes”, disser Adriana Arrais, do NASF AB do Timbú.

As atividades foram realizadas ainda no dia 20, na  Escola Francisco José dos Santos e nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Cararu, Mangabeira. Já no dia 26 a programação aconteceu na UBASF Timbú; dia 27 nas UBASF’s do Novo Portugal, da Lagoinha e do Coaçu e na Escola da Santa Clara e no dia 28 nas UBASF’s do Olho d’agua, do Encantada e do Autódromo.

O prefeito Acilon Gonçalves entende que o “Setembro Amarelo” é importante por concentrar várias ações de conscientização contra a prática do suicídio, funcionando como um alerta para que esse tema, considerado como tabu, não passe despercebido pela sociedade. “Com a pandemia a saúde mental de muitas pessoas foi abalada, principalmente dos nossos jovens, portanto essas ações devem acontecer de forma continua para que tenhamos uma sociedade mais saudável e feliz”, ressaltou.