NASF do Timbú realiza diagnóstico sobre pessoas com deficiência

quinta-feira | 13/02/2020

A Secretaria de Saúde de Eusébio, através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) do Timbú, está realizando um diagnóstico com a população no território da Grande Mangabeira, visando um melhor acompanhamento da saúde dos moradores atendidos nas Unidades Básicas de Saúde daquela zona da cidade. Segundo a coordenadora do NASF Timbu, Adriana Arraes, o trabalho conta com o apoio dos Agentes de Saúde do território e está focado no levantamento das pessoas com deficiência.

“Esse trabalho, iniciado por nós aqui do NASF, tem o apoio da Secretaria de Saúde e é muito importante para a construção de políticas públicas de inclusão para as pessoas de nossa comunidade que possuem alguma deficiência”, ressalta. No momento, segundo ela, estão sendo realizadas visitas nas residências para identificar os moradores com deficiência motora, visual, auditiva e de fala, pelos técnicos do NASF, juntamente com as Agentes Comunitários de Saúde (ACS), independente de idade.

O secretário de Saúde, Mário Lúcio Ramalho, destaca o trabalho realizado pelo NASF do Timbú e avalia que através desse levantamento, será possível, observar a realidade dessas pessoas com deficiência e trabalhar políticas públicas de inclusão para uma melhor qualidade de vida delas. “Esse estudo servirá como piloto e será apresentado ao Prefeito Acilon que avaliará o atendimento das necessidades que se apresentarem.”

O prefeito Acilon Gonçalves assevera que a Saúde é um direito de todos e precisa ser cada vez mais inclusiva. “As pessoas com deficiência têm o direito à atenção integral à saúde e podem procurar os serviços de saúde quando necessitarem de orientações ou cuidados em saúde, incluindo serviços básicos de saúde como imunização, assistência médica ou odontológica, ou ainda serviços de atenção especializada, como reabilitação e atenção hospitalar. Estaremos em breve inaugurando o Centro Especializado em Reabilitação, que reforçará nossa política de cuidados com esse segmento”, concluiu.