NASF Eusébio participa de ações para avançar na cobertura vacinal em Eusébio

sexta-feira | 24/03/2023
Foto: SMS

A Prefeitura do Eusébio, por intermédio da Secretaria de Saúde, continua empenhada em avançar na cobertura vacinal das crianças no município. O Selo Unicef, por meio da plataforma Busca Ativa Vacinal (BAV) tem utilizado diversas ações para avançar na cobertura vacinal no município e uma delas é a participação da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
O Comitê Gestor da Busca Ativa Vacinal, plataforma do Selo Unicef, estive reunido com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para juntos desenvolverem estratégias de Busca Ativa Vacinal – BAV nas creches e escolas municipais, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

As equipes do Nasf entram em contato com os diretores das escolas para que os alunos levem a carteira de vacinação para verificar quais vacinas tomaram e quais faltam tomar. Após a verificação de quais vacinas faltam na caderneta de vacinação, os pais recebem um recado com o agendamento para vacinação do posto perto de sua residência. Como a maioria dos pais trabalham, os mesmos podem vacinar os filhos na unidade básica de saúde que funciona no sábado.

Nelci Bezerra, enfermeira e Coordenadora operacional do Busca Ativa Vacinal destaca que o objetivo é deixar todas as crianças de até cinco anos vacinadas. “No momento nós estamos fazendo essa mobilização nas escolas municipais como forma de não deixar nenhuma criança até 5 anos de idade sem as vacinas obrigatórias. Cada Escola ficará com um banner descritivo das vacinas para continuar com esse trabalho. Em breve faremos esse trabalho também nas escolas particulares de Eusébio”, destacou.

“Esse trabalho é desenvolvido em conjunto com a Profissional do Nasf, a Tecnica de Enfermagem da devida abrangência e a Agente Comunitária de Saúde. Essa estratégia é primordial para avançarmos no melhor para nossa população como um todo”, disse Adriana Arraes, Fisioterapeuta geral do Nasf Timbú.

O Prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves reforça a importância da vacina como forma de prevenção. “É muito importante que os pais e responsáveis observem a caderneta de vacinação de seu filho. A vacina preveni várias doenças. Não deixe de vacina sua criança”, destacou.