NASF Timbú e Curso de Agronomia da UFC realizam capacitação em horta caseira

quarta-feira | 22/02/2017

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, realiza nesta quarta-feira, dia 22, a partir das 8 horas, a oficina “Como ter uma horta em casa”. A capacitação, que acontecerá no Posto do Timbu, é fruto de uma parceria entre o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) do Timbu e alunos do Curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). É aberto ao público.

A ideia foi da residente de Nutrição, Nara Sales, que integra a equipe de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e da comunidade no Eusébio. Ela articulou o processo junto ao Curso de Agronomia da UFC e organizou a capacitação. Nara observa que o objetivo é promover a saúde e o bem-estar na comunidade.

Com a horta caseira será possível ingerir alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxico. O meio ambiente também será beneficiado, pois ficará livre de produtos químicos e terá seus recursos naturais, como solo e água, explorados de forma insustentável. Outra vantagem de ter uma horta em casa é a ampliação do contato com a natureza e economia com compras em feiras e supermercados.

Na oficina, os facilitadores vão dar dicas sobre: os tipos de hortas que podem ser montadas em casas e apartamentos; suas adaptações ao espaço e aos recursos disponíveis; atenção ao clima, que servirá de base para um calendário de épocas de plantio; solo, que é considerado um organismo vivo, que interage com a vegetação em todas as fases de seu ciclo de vida.; local, que deve ser de fácil acesso, maior insolação possível, água disponível em quantidade e próxima ao local e espécies que devem ser plantadas.

Outras dicas são relativas a hortas montadas dentro da casa ou apartamento. Serão explanados temas sobre os melhores materiais, como vasos e os tipos de hortaliças que melhor se adaptam a locais que não seja ao ar livre; os cuidados com o solo; uso de composto orgânico; preparação dos canteiros; posicionamento das mudas na hora do plantio; tipos de irrigação, entre outras medidas.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a ação por promover a saúde e o bem estar da comunidade e afirma que outras capacitações, do mesmo nível, serão incentivadas para a promoção da cidadania e da responsabilidade social. Diz que além desses aspectos, a medida também trará uma boa economia para os aqueles que decidirem colocar em prática o aprendizado.