NASF Timbú programa campanha de incentivo a amamentação

sexta-feira | 03/08/2018

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) – território do Timbú, que integra a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Eusébio, estará realizando de 27 a 31, deste mês de agosto, a Campanha de Aleitamento Materno. Segundo a coordenadora do NASF Timbu, Adriana Arrais, o objetivo é executar ações educativas e momentos de integração, buscando esclarecer, incentivar e reforçar a importância da amamentação para mãe e bebê, visando um desenvolvimento saudável e melhor qualidade de vida, dentro de um contexto geral.

Estarão envolvidos nas atividades os profissionais do Nasf Timbú e das Unidades Básicas de Saúde da região. Ela observa que se trata de um momento, inicialmente explicativo, onde serão abordados os benefícios do aleitamento materno para o bebê e mãe. “Um momento principalmente de incentivo ao ato de amamentar e, para reforçar, também serão convidados os membros das famílias mais próximos das puérperas ou gestantes, pois observa-se que a desistência das mesmas vem, muitas vezes, da falta de apoio destas pessoas que estão próximas de seu convívio”, relata.

Já num segundo momento, será passado um vídeo para explicar a posição correta da mãe e bebê no momento da amamentação, bem como a pega correta do bebê. A programação das atividades em cada unidade será divulgada posteriormente. O secretário de Saúde, Mário Lúcio, observa que as atividades serão divulgadas também em cada unidade de saúde, e nas escolas do território. Ele detalha que a Secretaria está programando outras atividades nos demais territórios de saúde da cidade.

O prefeito Acilon Gonçalves assevera que o mais importante da campanha é repassar para as mães a importância do contato da pele com pele e deixar claro, em linguagem simples e de fácil compreensão, que ato de mamar no seio estimula a produção de leite pela mãe, incluindo o colostro, também conhecido como a primeira vacina do bebê, por ser extremamente rico em nutrientes e anticorpos.