NASF Timbu realiza mobilização nas Unidades de Saúde contra o mosquito Aedes Aegypti

quarta-feira | 06/02/2019

O Núcleo Ampliado da Saúde da Família (Nasf-Timbu), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Eusébio, realizou durante o mês de janeiro uma mobilização em todas as Unidades Básicas de Saúde do Território, como foco no combate do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikugunya.

Conforme o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, a ação é necessária pois no mês de janeiro tem início, também, a pré-estação chuvosa, onde há acúmulo de água e consequentemente o crescimento de criadouros da larva do mosquito. As ações consistem na realização de palestras de prevenções na Saúde e entrega de material informativo em todos os temas propostos pelo Ministério da Saúde.

Conforme a coordenadora do NASF-Timbu, Adriana Arrais, todo início do ano, é essencial a realização desse trabalho de mobilizações com foco no combate do mosquito Aedes Aegypti. “O objetivo foi alertar e envolver a comunidade como um todo, realizando rodas de conversas educativas, oficinas como consequência de buscar resultados positivos na participação e consciência nessa batalha da erradicação do mosquito”, disse.

As unidades atendidas foram: Cauaçu, Timbu, Cararu, Encantada Mangabeira, Olho D’água e Novo Portugal. O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância da participação da comunidade na prevenção e combate ao Aedes Aegypti, verificando a existência de recipientes que possam servir como criadouro do mosquito.

Entre as medidas de prevenção, ele cita verificar se caixa d’água e as lixeiras estão bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação, entre outras. “Com cada um fazendo a sua parte, vamos vencer essa guerra contra o mosquito”, disse.