NASF Timbú realiza programação do Outubro Rosa

sexta-feira | 19/10/2018

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) do Timbu realiza uma programação em torno do ‘Outubro Rosa’, que objetiva trabalhar o tema prevenção do câncer de mama. O Núcleo, vinculado à Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Eusébio, atende o território que engloba as localidades do Timbu, Olho D’Água, Cauaçu, Encantada, Mangabeira, Cararu, Precabura e Novo Portugal, e trabalha a Educação em Saúde com a população, O Núcleo realiza também atendimentos individualizados nas especialidades fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional, educação física e serviço social.

Segundo a fisioterapeuta do NASF Timbu, Adriana Arrais, o diferencial do território do Timbu é a campanha de doações de lenços para instituições que atendem mulheres em tratamento do câncer de mama. “O NASF no território do Timbu se esforça para transmitir as informações mais importantes como a prevenção do câncer de mama com ferramentas lúdicas para ter um feedback satisfatório”, ressalta.

As palestras também funcionam como um momento de convivência e integração, com o oferecimento de lanche aos presentes. Adriana observa que mesmo que a faixa etária de maior incidência, seja em mulheres de 41 a 60 anos, o público alvo das atividades são todas as mulheres, inclusive as jovens entre 25 a 35 anos,” pois como se trata de Educação em Saúde devemos alertar a todas uma prevenção eficaz, incluindo em mudanças de comportamentos, auto exame e um bom diálogo com seu médico”, aponta.

Ele destaca que durante a atividade, as profissionais do NASF trabalham com um diálogo simples e atraente buscamos a atenção das participantes para se obtenha resolutividade nas ações no território.

O secretário Mário Lúcio ressalta que os Núcleos Ampliados de Saúde da Família foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. “No Eusébio temos três NASF’s que realizam o atendimento nos territórios, dando um suporte e apoio às nossas equipes de Saúde da Família”, revela.

As programações dos outros NASFs (Lagoinha e Santo Antônio/Pedra) referente ao Outubro Rosa, serão divulgadas posteriormente. Atualmente os

Nucleos Ampliados estão regulamentados pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, e configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção básica para populações específicas e com o Programa Academia da Saúde.

O prefeito Acilon Gonçalves ressalta o trabalho pontual realizado pelas equipes dos NASFs no município, trabalhando pela manutenção da saúde da população local. Frisa que os Núcleos também possuem espaços de discussões para gestão do cuidado, como, por exemplo, reuniões e atendimentos em grupo, constituindo um processo de aprendizado coletivo. “Desta maneira, o NASF atua de forma compartilhada e como apoio à coordenação do cuidado, que se pretende, pela saúde da família” observa.

Vejam a programação do Outubro Rosa:

17/10 – Novo Portugal

19/10 – Encantada

22/10 – Creche no Novo Portugal (Almir Ferreira da Silva) / Casa do Idoso Cauaçu / grupo do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF) do CRAS

23/10 – Grupo de mulheres do CREAS (tarde)

24/10 – Cararu

25/10 – Olho D’água