NASF volta a realizar palestras para estudantes com foco na prevenção contra a gravidez

sexta-feira | 01/09/2023

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Timbu voltou a executar os trabalhos de Programa Saúde na Escola-PSE com o retorno das férias dos alunos das Escolas abrangentes. Inicialmente as Escolas a serem trabalhadas são as que possuem o público-alvo, os adolescentes do 8º e 9º anos.
O tema abordado foi “Prevenção da Gravidez na adolescência”. Na ocasião, além do tema ser abordado com precisão e com linguagem simples para o entendimento dos adolescentes, foram realizadas dinâmicas de perguntas e respostas para um bom retorno, com sorteios de bombons e ainda foi apresentado um vídeo explicativo sobre prevenção da gravidez.

As escolas já trabalhadas foram:
Escola São Miguel bairro Coaçu
Escola Elesbão Pio bairro Precabura
Escola Paulo Sá bairro Mangabeira
Escola João de Freitas Ramos bairro Olho d’água.
Mês de setembro será realizada nas demais escolas da abrangência como a Escola do Cararu.

Adriana Adriana Arraes, fisioterapeuta geral do NASF Timbu, destaca a importância dos encontros com os adolescentes. “É de grande importância, pois temos a oportunidade de discutir a prevenção da gravidez além de passar informações para que esses adolescentes tenham uma construção de vida de decisões mais responsáveis e projetos de vida mais a longo prazo, essas informações sendo bem abordadas evitam a gravidez indesejada, uma gravidez de risco tanto de prematuridade como um aborto e ou morte da mãe adolescente. Além de tudo isso, abordamos também sobre o uso dos anticonceptivos que os protegem de doenças sexualmente transmissíveis, isso valendo tanto para meninas ou meninos”, destacou.