NASF’s do Eusébio realizam atividades de prevenção ao câncer de mama dentro do Outubro Rosa

segunda-feira | 31/10/2022
Durante todo o mês foram realizadas palestras com muitas informações nas Unidades de Saúde (postos), CRAS dos bairros e Academia da Saúde (Foto: NASF/PME)

Durante o mês de outubro, a Prefeitura de Eusébio, através as Equipes das Unidades Básicas da Saúde da Família, juntamente com os Núcleos Ampliados da Saúde da Família (NASF’s), realizaram a promoção e Educação em Saúde com o Tema de Outubro Rosa com o objetivo de prevenir o Câncer de Mama. Durante todo o mês foram realizadas palestras com muitas informações nas Unidades de Saúde (postos), CRAS dos bairros e Academia da Saúde.

As atividades foram iniciadas no dia 14 de outubro com uma ação na Academia de Saúde da Mangabeira voltada para os idosos. Segundo Adriana Arraes, do NASF do Timbú, além de toda as informações e esclarecimentos sobre a Prevenção do Câncer de Mama, por intermédio dos Profissionais das UBAF’s e NASF’s , a comunidade foi acolhida com café da manhã, brindes e sorteios com os participantes.

As ações tiveram continuidade no dia 21, no CRAS da Mangabeira. No dia 25, foram realizadas atividades nos postos de saúde do Novo Portugal, Coaçu, Guaribas e Autódromo; no dia 26 participaram as equipes dos postos da Mangabeira, Timbú, Olho D’água e Lagoinha e no dia 27 foi a vez do Posto do Amador, participar do esforço.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância do Outubro Rosa no trabalho de conscientização sobre o diagnóstico precoce que pode salvar vidas, “a prevenção é indispensável para reduzir essa realidade, afinal, a cura é possível em 90% dos casos de diagnóstico do câncer com menos de um centímetro. Além disso, quando a descoberta é feita no início, pode-se evitar que o tumor aumente e atinja outros órgãos”, afirmou.