NASF’s realizam ações de promoção à saúde no Eusébio

quarta-feira | 30/08/2017

Os Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) da Sede e do Timbú estão realizando um trabalho de promoção da saúde com vários segmentos da sociedade eusebiense. Nesta semana, por exemplo, a equipe do NASF-Sede, realizou uma palestra sobre Prevenção de Acidente no Trabalho para os Funcionários da Associação Alphaville-Eusébio, objetivando alertar sobre os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças.

Na oportunidade, os funcionários participaram de atividades físicas, como alongamento e vivências, além de receberem orientações sobre os cuidados com acidentes de trabalho. Segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio, a missão do NASF é contribuir para o aumento da resolutividade e a efetivação da coordenação integrada do cuidado na Atenção Primária à Saúde.

“O NASF, apesar de não ser a porta de entrada do sistema para os usuários, tem a função de exercer apoio às equipes de Saúde da Família. Nesse contexto a equipe do NASF e a equipe de Saúde da Família trabalham de forma conjunta através de atendimentos compartilhados constituindo processo de aprendizado coletivo”, pontua. Observa, ainda, que o NASF deve ter como eixos de trabalho a responsabilização, gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que se pretende pela Saúde da Família.

Outra atividade realizada pelo NASF-Sede, foi uma atividade de Educação Nutricional e Ambiental na Escola Oscar Feitosa, através do projeto Eusébio Sustentável. As nutricionistas Isabela e Sara, do NASF-Sede, desenvolveram na Escola uma oficina de reaproveitamento de alimentos em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Timbú

O NASF Timbú, por sua vez, realizou um trabalho no Centro de Convivência dos Idosos do Coaçu, proporcionando aos participantes, a interação, alegria, entretenimento e acima de tudo amor! No mês de Julho a equipe trabalhou com a comunidade do Território nas Unidades de Saúde de cada localidade, com os temas presentes no dia-a-dia das pessoas. A iniciativa teve o objetivo de ajudar á população da área, na prevenção de acidentes domésticos, atenção á saúde e mais qualidade de vida. Nas atividades foram abordados os temas: hepatites virais, prevenção de acidentes, domésticos, Envelhecimento Saudávele Prevenção de Acidentes de Trabalho.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que a ação preventiva na atenção básica tem sido uma ferramenta importante para a garantia de uma qualidade de vida melhor para os cidadãos. “Além do trabalho realizado pelas agentes de saúde, as Unidades Básicas e os NASFs têm tido um papel fundamental nesse processo de garantia da saúde plena dos cidadãos, que é nossa meta primordial enquanto gestor público,” pontuou.