No Pique da Conscientização levou diversão e inclusão na Praça do Polo de Lazer

sexta-feira | 21/04/2023
Fotos: Jully Lioba/PME

Abril é o mês de Conscientização sobre o Autismo e, para celebrar esse momento, o Núcleo de Apoio e Assistência a pessoa com deficiência do município de Eusébio (NAMME), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Unidade Especializada da Pessoa com Autismo (UEPA) realizaram o evento “No Pique da Conscientização”. O evento, realizado na Praça do Polo Ivens Dias Branco trouxe animação, interação e socialização para familiares e participantes. Teve musical com os pacientes da UEPA, teve muita diversão com brinquedos, distribuição de algodão doce, pipoca e animação com palhaços. O evento contou com a presença da primeira-dama de Eusébio e deputada estadual Marta Gonçalves que pontuou a alegria de ver o sorriso das crianças e seus familiares. “Fico muito feliz em ver o sorriso das crianças e seus familiares em eventos como este. A inclusão deve ser sempre uma prioridade”, disse.

Acilon Gonçalves, Prefeito de Eusébio, destacou que quem tem um olhar especial é preciso retribuir ainda mais com um olhar especial. “Todo público que frequenta a Uepa, o Namme, a Apae e as salas de atendimento das escolas regulares estão por aqui. Então, hoje é para todos nós nos conscientizarmos que é preciso ter um olhar todo especial para esses meninos e meninas. Nós, que fazemos a Prefeitura temos esse olhar e é preciso que todo cidadão da nossa cidade e do Brasil também tenha para que a gente possa incluir todos e com isso ter uma sociedade mais justa”, destacou.

Gilvânia Martins, mãe de Kyara de 6 anos pontua a importância desses eventos. “Muita gente ainda tem preconceito e para mim as diferenças não existem. A gente fica muito feliz de estar aqui, sou muito grata aos profissionais que cuidam dela no CER e na UEPA e eu me sinto importante de estar participando com ela pela primeira vez. A gente, que é mãe fica satisfeita com esses eventos sociais onde eles possam ser inseridos”, pontuou.

Arismênia Lima, coordenadora da Unidade Especializada da Pessoa com Autismo (UEPA) destaca que a participação dos Autistas na sociedade.[ é muito importante. “Estou muito emocionada com cada olhar e cada sorriso visto aqui nesse evento. Sempre reforço que a extensão do tratamento é a participação dos Autistas na sociedade”, disse.