Nova estação elevatória vai solucionar problema de poluição da Lagoa das Guaribas

segunda-feira | 14/02/2022
O projeto prevê a construção de uma nova estação elevatória, ampliado a capacidade da atual (Foto: Levy Oliveira/PME)

A Prefeitura de Eusébio já licitou junto a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) um projeto para resolver definitivamente o problema de poluição da Lagoa das Guaribas. O projeto prevê a construção de uma nova estação elevatória para impedir que haja extravasamento de dejetos para a Lagoa. O problema vem sendo denunciado pela população e segundo o prefeito Acilon Gonçalves, enquanto não for concluída a obra, a Cagece disponibilizará de dois caminhões para que os dejetos que extrapolarem sejam levados para local adequado.

A Cagece estará destampando o canal para que todas ligações clandestinas de esgoto para a Lagoa sejam fechadas para evitar a contaminação. Acilon informa que a obra deverá ser iniciada por todo mês de março e conclama a população para que logo no primeiro dia do início da obra, as residências que ainda não tiverem ligação de esgoto façam a solicitação de ligação junto a Cagece, para que ao terminar a obra todas as casas possam ser beneficiadas com o sistema de esgoto da Companhia, “dessa maneira não haverá nenhuma contaminação da Lagoa nem direta e nem indireta”, ressalta.

Ele anunciou também que para facilitar a vida dos eusebienses, a Prefeitura já tem uma lei que possibilita o pagamento, por parte da administração municipal durante dois anos, das taxas de água e esgoto das casas que que pedirem a ligação aos sistemas de abastecimento de água e esgoto da Cagece (valor referente a tarifa social), “e vamos estender isso para as casas da antiga área verde para que todos tenham esse benefício durante dois anos e vamos disponibilizar uma lei para que a Ação Social beneficie as pessoas que pedirem para que as ligações internas de suas casas possam chegar no sistema de esgoto”, frisou.

Segundo Acilon, com essas medidas a gestão estará contribuindo, sem ônus para a população, para a correção desse grave problema que tem na Lagoa das Guaribas, “enquanto isso estamos fazendo mais uma limpeza do mato que cresceu nos últimos três meses na Lagoa e queremos fazer uma nova limpeza a seguir para que espelho d’água fique todo descoberto. Esse é o nosso objetivo, a preservação do meio ambiente e qualidade de vida para todos,” concluiu o prefeito.