Novo CRAS da Mangabeira está com 50% das obras concluídas

quinta-feira | 01/11/2018

Os bairros da Mangabeira, Novo Portugal, Olho D’água, Timbú, Encantada, Precabura e Cararú ganharão um novo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O equipamento está sendo construído na Rua Luís Pio. A obra da nova sede está com 50% já concluída e substituirá a atual que fica na Rua Eduardo Weyne, próximo a Estrada do Fio, em um imóvel alugado. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a nova sede está sendo construída de acordo com o projeto básico do Ministério do Desenvolvimento Social.
O novo CRAS contará com área de recepção, duas salas de entrevista, uma de reunião, dois banheiros para deficientes, banheiro feminino e banheiro masculino, sala de administração, depósito e copa.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social de Eusébio, Michele Queiroz, o CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania”.
Ela destaca que o CRAS tem como público prioritário, em suas ações, os cidadãos que recebam algum benefício da assistência social, como por exemplo, o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Renda Mínima ou outros benefícios da Assistência Social, ou ainda “famílias em situação de vulnerabilidade social devido a fragilização dos vínculos familiares ou com a comunidade”.
O prefeito Acilon Gonçalves ressalta que a nova sede vai otimizar o atendimento das famílias da grande Mangabeira e facilitar o acesso ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “O CRAS é a porta de entrada para essa polícia de Assistência Social e o seu principal serviço é o de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), desenvolvido principalmente em grupos e busca a participação da família para promover orientações e prevenir situações de vulnerabilidade ou violência”, detalha.
Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos busca reunir as pessoas, nas suas respectivas faixas etárias, crianças e adolescentes ou idosos, para o desenvolvimento de ações em grupos visando a prevenção a situações de vulnerabilidade e violência, constituem-se em espaços de convivência e fortalecimento de vínculos com a comunidade.
Esse trabalho, afirma Acilon, vem proporcionando o acompanhamento das famílias através de um planejamento, que é elaborado com a participação de profissionais (psicólogo e assistente social) do CRAS, para que ela supere suas dificuldades, alcance seus objetivos e trabalhe o fortalecimento de vínculos.