NUCA realiza Feira sobre Trabalho, Profissionalização e Desenvolvimento de Eusébio

segunda-feira | 03/06/2019

A Prefeitura de Eusébio, através do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), em parceria com as secretarias de Educação; Cultura e Turismo e Desenvolvimento Social, realizou, nesta sexta-feira (31), a Feira sobre Trabalho, Profissionalização e Desenvolvimento de Eusébio, voltada para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho. O evento contou com a presença de instituições públicas e privadas que divulgaram programas de treinamentos de jovens, cursos de profissionalização e os passos para o primeiro emprego.

O Prefeito Acilon Gonçalves abriu o evento, destacando o papel do NUCA em fazer acontecer o movimento em torno dos adolescentes do município. Ele frisou que quer ver a sala do Núcleo frequentada pelos jovens, pontuando que o combustível de qualquer programa ou ação governamental é a participação. “Temos buscado as parcerias com as secretarias de Educação; Cultura; Esporte, e Desenvolvimento Social, com Organizações Sociais, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e outras entidades que promovem programas sociais com foco principal no adolescente. Nossa meta é o primeiro emprego e para isso as empresas querem experiência, o que acho errado. Por isso que as leis procuram obrigar as empresas a terem um percentual dedicado para o primeiro emprego”, comentou.

Acilon disse, ainda, que a preocupação com o tema é antigo, afirmando que há 10 anos chegou a abrir vagas no projeto Renda Mínima para que os jovens pudessem exercer seu primeiro emprego. Ele pontuou que o vai-e-vem dos governos é algo que acaba prejudicando a população. “Há um governo que implanta os programas voltados para os jovens e outros reduzem ou acabam com as iniciativas. Vamos fazer moções para as instituições ampliem os programas. Contem conosco sempre. Todos os órgãos municipais estão a serviço dos jovens para que eles encontrem um lugar ao sol”, concluiu.

Segundo Makciel Castro, organizador do evento, a atividade atende o Desafio 3 do Selo Unicef, que é “conhecer e divulgar a lei da aprendizagem, para criar oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem, emprego e permanência na escola”. Destacou a presença no evento de instituições governamentais e não governamentais e privadas que trabalham com o desenvolvimento do adolescente, com profissionalização e educação, que apresentaram seus trabalhos baseados na Lei do Jovem Aprendiz.

Durante o evento foi feito um breve relato sobre a Lei do Jovem Aprendiz e cada órgão e instituição presente fez uma apresentação de seus programas voltados para os jovens e adolescentes. Nos stands, os adolescentes puderam conhecer de perto o que a instituição oferece e houve sorteio de cursos gratuitos. Logo depois os integrantes do NUCA entrevistaram a secretária de Desenvolvimento Social, Michele Queiroz, que falou sobre os programas oferecidos pela pasta e fez uma reflexão sobre a lei da aprendizagem. A Secretária de Educação, Goretti Frota, também esteve presente a ação falou da importância do evento e agradeceu a presença de todos na atividade.

As instituições que estiveram presentes no evento foram as seguintes: Secretaria de Cultura e Turismo; Secretaria de Desenvolvimento Social; Secretaria de Educação; Programa Estudante Padrão (PEP); SINE; SENAC; Estação da Luz; Fiocruz; Grupo Energiza; WU Cosméticos; Façanha Digital; SK Cursos; Prepara Cursos; Projeto Jovem Aprendiz; IEP e Casa Chama.