Objetivos do Milênio discutidos com empresários

quarta-feira | 21/05/2014

A Prefeitura de Eusébio juntamente com o Comitê Municipal “Nós Podemos Eusébio” (Objetivos do Milênio) realizou nesta terça-feira na Câmara Municipal de Eusébio um café com os empresários com o objetivo de convidá-los a aderir ao movimento em prol da melhoria da qualidade de vida da cidade. Na oportunidade foi apresentado o exemplo da empresa Santa Clara, que atua na área social no município.

O presidente da Associação Empresarial e Industrial (AEDI) que reúne os empresários de Eusébio, Adriano Borges, saudou os presentes afirmando que o evento é de grande importância para a cidade e para a classe produtiva, pois mais desenvolvimento atrai mais empresas e consequentemente gera mais empregos e renda.

O prefeito Júnior cumprimentou todos os presentes e destacou que quando as propostas do ODM foram propostos para o Eusébio, o município já havia atingindo a meta em diversos indicadores propostos pelo programa. “Mesmo assim nós não ficamos satisfeitos e queremos melhorar esses indicadores ainda mais. Mas não é fácil sair de um patamar que já é bom para um melhor ainda, as exigências são bem maiores”, afirmou.

Ele destacou que entre os indicadores está o índice de mortalidade infantil, que ficou em 9,1 por mil nascidos vivos. “Esse índice é o principal indicador da melhoria da qualidade de vida. No pais esse índice fica entre 17 e 18 por mil nascidos vivos, Nosso indicador é comparável a países do primeiro mundo, como a Noruega”, observou.

O prefeito destacou ainda as ações na área de Educação, com o programa Tempo Integral em 100% das escolas. Já no setor de desenvolvimento econômico e social destacou que o município tem o segundo IDH do Estado e estará recebendo em breve diversos empreendimentos, como um shopping center, um atacadão, uma revendedora de veículos, um supermercado, escolas, dentre outros projetos.

“Todo esse desenvolvimento não poderia ser conquistado sem o apoio de vocês empresários que investem em nossa cidade, geram emprego e renda. Todo esse trabalho tem atraído pessoas de outras cidades que querem vir morar no Eusébio, notadamente de Fortaleza”, disse.

O Prefeito afirmou que para ter um diagnóstico preciso das necessidades dos munícipes é que no segundo semestre a prefeitura estará juntamente com o IPECE (Instituto de Pesquisa Estratégica e Econômica do Ceará) realizando um censo em todas as residências do município com um questionário de 45 perguntas para fazer uma avaliação ampla e segura sobre o perfil do povo eusebiense. “Vamos saber se existe trabalho infantil, a quantidade de jovens abaixo de 19 anos que tiveram gravidez na adolescência; quantidade de desempregados; qualificação dos trabalhadores, entre outros itens”.

Segundo Júnior, com esses dados será possível a Prefeitura atacar as reais necessidades dos cidadãos e investir de forma mais segura em ações de melhoria de vida. No final, ele ainda citou outro empreendimento que vai modificar a face social e econômica não só do Eusébio, mas do Ceará – O Polo Tecnológico de Saúde, que vai abrigar uma unidade da Fiocruz, da Fábrica de Vacinas Biomanguinhos e do Instituto Renato Ascher, além de 20 outras empresas.