Obra de abastecimento d’água do Jabuti será iniciada, afirma Acilon

segunda-feira | 18/02/2019

Os problemas enfrentados pela população do Jabuti com relação a falta de água, finalmente estão perto de serem solucionados. O prefeito Acilon Gonçalves, ao lado do deputado Bruno Gonçalves, participaram de diversas reuniões junto a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) afirmando a importância da obra para as milhares de famílias que residem na localidade. Todo o esforço agora foi recompensado.

Isso porque foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 31 de janeiro passado, o extrato de contrato entre a Cagece e a Cosampa Projetos e Construções LTDA, empresa que venceu a licitação realizada pelo Governo do Estado, com o objetivo de executar a travessia da encanação por Método Não Destrutivo (MND) sob a BR-116 que possibilitará o reforço da rede de distribuição de água da localidade do Jabuti.

O valor global da obra chega a R$ 334.447,69 pagos em serviços efetivamente executados, oriundos de dotações orçamentárias próprias da Companhia. A validade do contrato é de 270 dias. “Com a obra pronta vamos integrar o abastecimento d’água do Km 19 com os Kms 20 e 21. E a partir daí, entraremos com políticas de educação para o bom uso da água,” disse o prefeito Acilon.

Ele afirmou que a administração vai acompanhar todo o processo para que após concluída a obra, não falte água tratada nos canos e nem nas casas de todas pessoas do bairro. Pediu aos moradores que auxiliem na fiscalização e disse que vai cobrar maior agilidade para que a obra seja concluída o mais breve possível.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sebastião Albuquerque, de acordo com o projeto apresentado pela Cagece, a adutora após passar sob a rodovia, continuará pela Rua Gilmar Amora Ponte, no Km 19, Avenida 23 de julho, até o Jabuti Km 21, beneficiando toda àquela comunidade.

A demora para a conclusão da obra deveu-se a inúmeras barreiras, entre elas, a licença do Dnit para que a obra pudesse ser realizada na via federal, depois a localização do sistema de cabeamentos e rede de gás, que passam ao longo da rodovia para que a escavação não atingisse o mesmo e em terceiro lugar a ampliação da Penitenciária de Itaitinga, que impediu que o ponto de injeção de água existente atrás daquele equipamento fosse utilizado para levar água para o Jabuti.

“A licença está garantida, a localização do cabeamento ficará sanada com o MND e o ponto de injeção partirá de outro ponto. Com todos os impedimentos sanados, a obra agora finalmente poderá começar”, comemora Albuquerque.