Obras da Fiocruz seguem cronograma previsto

terça-feira | 23/09/2014

As obras da sede da Fiocruz, no Pólo Tecnológico de Saúde do Eusébio, na Precabura, estão seguindo o cronograma previsto pelo edital de licitação, segundo a gerenciadora da obra, a empresa Architectus. As construções estão sendo executadas pela Construtora CG Construções Ltda. Atualmente 100 operários trabalham nas obras (sendo 50% destes do Eusébio), que tem previsão de entrega para julho de 2016.

Segundo o Prefeito Júnior, a obra é esperada pela comunidade eusebiense com ansiedade. Ele destaca que de acordo com as previsões da Fiocruz, a construção deverá dobrar nas próximas fases o número de trabalhadores. “Isso sem contar com as outras obras que serão erguidas no local, que são a do prédio da Fábrica de Vacinas da Bio-Manguinhos e a do

Instituto Renato Archer, que com certeza aquecerão o mercado de trabalho em nossa cidade”, afirmou.

Segundo o gerente da empresa Architectus, Eduardo Barilli, que coordena a obra, o prédio principal, que abrigará a gestão da Fiocruz, está com sua segunda laje concretada e partindo para a terceira de um total de cinco. Serão 28.351 metros de área construída em uma área de 10 hectáres. A sede da Fiocruz está dividida em quatro blocos – o de Gestão; Infraestrutura, Serviços e Auditório e está sendo construída dentro dos princípios da sustentabilidade. O local contará com estação de tratamento de água, com uma estação de tratamento de esgoto e um sistema para reuso de água. Segundo Barilli, a Cagece fornecerá água bruta que será tratada no próprio Campus da Fiocruz.

“Essa obra já recebeu, na fase de projeto, a certificação AQUA – Alta Qualidade Ambiental – que reconhece a sustentabilidade das construções. Esse certificado foi criado pela Fundação Vanzolini, uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Queremos receber outro certificado na fase das obras e um terceiro, depois da obra executada”, observa.

Ele destaca que para alcançar esse reconhecimento diversos cuidados estão sendo tomados na execução da obra, no que diz respeito ao aspecto ambiental, “Quanto à destinação dos resíduos, eles que são colocados em containeres especiais, por classificação, e enviados para a Ecomais, uma empresa de reciclagem. Já o chamado resíduo cinza, classe A, vai ser reutilizado nas fundações, bases, sub-bases e na pavimentação da obra”, destaca.

Barilli assevera ainda os cuidados com a poluição sonora e quanto à origem dos materiais utilizados. “Fazemos um rastreamento sobre a procedência, à legalização dos fornecedores e se eles têm licença ambiental para exploração e comercialização dos produtos”, revela Barilli.

Quanto à energia que será consumida pelos prédios, Eduardo Barilli, afirma que, além da subestação para recebimento de energia elétrica via Coelce, o local terá quatro aero – geradores (energia eólica) e poderá ter um segundo complemento, que virá de painéis de energia solar.

VAGAS

A Construtora CG Ltda está contratando carpinteiros para as obras da Fiocruz. Os interessados devem comparecer ao local da obra, que fica na Precabura, com comprovante (certificado) em mãos de que já trabalha na área, profissionalmente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 9154.4518, falar com Fernando.