Obras de ampliação do Hospital Amadeu Sá devem ser concluídas até o final de março

terça-feira | 16/02/2021
As obras deverão ser concluídas até o final de março, segundo a construtora (Foto: PME/Divulgação

Com 72% das obras concluídas, a reforma do Hospital Municipal Amadeu Sá deverá estar concluída no final do próximo mês de março. A informação é do secretário de Obras e Serviços Públicos de Eusébio, Ícaro Sampaio, que fez uma visita técnica ao local nesta terça-feira (16), sendo acompanhado por engenheiros da pasta e pelo responsável pela obra representando a Construtora Consulpam que está à frente da construção.

Segundo Ícaro Sampaio, o setor administrativo, que está bem adiantado será entregue primeiro e o setor de nutrição, farmácia e setor para acondicionamento do lixo hospitalar e comum, serão entregues posteriormente. “Esse bloco ficou mais atrasado devido a paralisação da obra no período mais crítico da pandemia, mas a construtora agora está mais focada para concluir essa parte da obra. Os demais blocos estão em fase de acabamento”, disse.

“Apesar da situação da pandemia, a construtora está se comprometendo a entregar a obra até 31 de março. Estamos aqui fazendo algumas verificações para termos a garantia que realmente esse prazo vai ser cumprido e eu acredito, pelo que eu vi hoje, pelo empenho da construtora e se o ritmo continuar, é possível que eles consigam cumprir com esse prazo. E até lá vamos estar fiscalizando semanalmente junto com a construtora para garantir que não aconteçam novos atrasos,” enfatizou.

A obra

Nesta fase estão sendo construídas a sala da Administração (304 m²); Vestiário (97 m²); Sala de Velório (108m²); um bloco que terá o Centro de Material Esterilizado, Sala de Apoio à Nutrição e Lavanderias (506 m²); setor de Almoxarifado e Farmácia (128m²); espaço para colocação do lixo (63m²) e uma guarita de segurança na entrada da unidade (10m²). Além disso, toda a pavimentação e estacionamento estão sendo executados num total de 4.700m².

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o Hospital estará completo quando for construída as UTIs neonatal e adulta e uma Casa da Gestante. “O nosso Hospital será referência para toda Região Metropolitana com uma estrutura para atender as necessidades da população,” disse. Atualmente, a unidade possui 56 leitos e o Centro Cirúrgico conta com 3 salas. O Hospital Amadeu Sá hoje tem capacidade para realizar 400 a 500 cirurgias e 400 internamentos/mês.